TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão das Relações no seu desenvolvimento histórico e cultural

Tese: Compreensão das Relações no seu desenvolvimento histórico e cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Entender a Recreação em seu desenvolvimento histórico e cultural é reconhecer o percurso da educação física, uma vez que, no Brasil a pratica recreativa foi responsável pela criação dos cursos de compreender a recreação em seu desenvolvimento. Além disso, podemos afirmar ainda que a recreação esteja relacionada a historia da educação, sua ocorrência pode ser observada ao longo do séc. XIX período em que aparece como um modelo educativo que ficou conhecido como Médico-Educativo-Higienista.

A recreação aparece como um importante instrumento pedagógico, cuja orientação e disciplinar o corpo no sentindo que no tempo livre não sinta preguiça. E usada como estratégia de tempos, espaços e praticas realizada nas escolas, sendo assim acaba se tornando um dos primeiros modelos de "Educação Física", vindo a permanecer no ensino fundamental, pois o objetivo e "estimular o corpo e o espírito com brincadeiras, exercícios e distrações". Por meio de atividades como jogos e exercícios ginásticos, ensinando os limites entre trabalho e tempo, obrigações e diversões.

Desse jeito, num primeiro momento da historia da educação no Brasil a recreação e um importante recurso Educativo-Pedagógico-Disciplinar ajudando como auxilio no ensino fundamental, podendo ser também utilizada como uma atividade responsável pela educação moral para jovens e adultos. Está mudança foi provocada pela emergência do movimento politico pedagógico que acabou ganhando cenário educacional brasileiro a partir das três primeiras décadas do séc. XX, dando ideias de uma escola renovada.

A Recreação foi entendida aos primeiros equipamentos públicos de lazer, por meio dos recém-criados centros de recreio que se desenvolveram a partir de 1920 em todo o país, talvez um dos maiores acontecimentos dessa época, com significativas contribuições sobre a recreação, e com esse conjunto de iniciativas institucionais experimentadas nesse período houve a criação do Serviço de Recreação Operário do Ministério do Trabalho, em 1943. Não mais como mero recurso disciplinar gerado de corpos e mentes saudáveis, obedientes e controlado, nem como uma atividade útil para a organização e emprego apropriado do tempo livre, agora o sentido que recai sobre a recreação vem do controle absoluto de todas as dimensões da vida humana, dentro e fora do trabalho. Nisso a recreação responde como um conjunto de atividades operacionais, como conteúdo a ser desenvolvido no tempo e espaço do lazer.

Sem dúvida alguma o entendimento sobre o lazer é fundamental com relação à recreação, assim como na escola, práticas corporais como a

Ginastica, formadas de homens e mulheres fortes e saudáveis, com caráter disciplinado, além disso, o esporte, as lutas, os jogos e outras atividades, eram diariamente aplicados por um programa recreativo vinculado ao projeto de formação de um novo homem e de uma nova cultura. Era necessário que jovens e adultos participassem, por meio de hábitos corporais, regras de convivência, ideias, valores e saberes sintonizados com os interesses do novo mundo do trabalho e da ordem burguesa, liberal e capitalista que se instaurava no Brasil naquela época. Toda recreação para atingir seus objetivos de contribuição no desenvolvimento intelectual, de raciocínio logico e físico, pode ser construtiva de modo que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com