TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicaçao

Tese: Comunicaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 1

PASSO: 1,2,3,4

Breve analise sobre a importância, as responsabilidades e as atividades desempenhadas pela Administração de Materiais e Logística.

Pesquisas atuais mostram que 20% do tempo dos operadores é desperdiçado procurando por ferramentas, 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas. A gestão de tais recursos tem como objetivo minimizar desperdícios, parte essencial da administração de recursos. Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e participantes todas as pessoas direta ou indiretamente ligada às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

A administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo.

A administração de recursos patrimoniais identifica o fornecedor, passa pela compra e recebimento do bem. Tudo a quilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico.

Recursos tecnológicos é um recurso que ganha importância a cada dia avança em relação às anteriores como maior lucro, dessa forma, a administração de materiais tem a responsabilidade e a preocupação constante em procurar medidas de seu desempenho.

SOLICITAÇAO DE VISITA

A EMPRESA CAL COMP

Ao Sr: Supervisor Marcos Paulo

Eu TATIANA DE SOUZA CRUZ, acadêmica do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Anhanguera, venho por meio desta solicitar permissão para realizarmos uma pesquisa sobre as praticas da Administração de Materiais e logística em sua empresa, objetivando a obtenção de nota na avaliação desta disciplina.

Empresa escolhida para a realização da pesquisa

Nossa pesquisa foi realizada na empresa Cal-Comp Industria e Comercio de Phitronics Industria e Comercio Eletrônica e Informática Ltda. localizada em Manaus- AM. Seu principal objetivo é produzir o seu melhor, com foco em AHD e PLACA MÃE.

Realização da visita agendada

Conforme a visita feita a empresa Cal-comp Industria e comercio de phitronics Industria e comércio eletrônica informática ltda. Realizamos uma entrevista com o supervisor de produção Marcos Paulo e o líder Clenilson Batista que são responsáveis pelo almoxarifado da mesma, segundo eles o objetivo da empresa é estabelecer o manuseio e armazenagem de matérias do almoxarifado, uma área de 2500m² e os matérias devem ser armazenados abaixo do teto pelo menos 50cm, se houver símbolos mostrando as suas exigências de empilhamento devem seguir as exigências para empilhar as caixas do palete.

A temperatura deve estar a 30(graus), e a umidade sendo menor que 60% RH. O estoque deve ter termostato e umidificador para que os funcionários possam diariamente verificar a temperatura e a umidade. Todo material recebido pela expedição deve ser identificado por uma etiqueta de envio que indica a data do material recebido, com isso, sendo o primeiro que sai dever ser o primeiro a ser expedido, afim de evitar perda pelo tempo de validade. Chegando no estoque antes de assinar como recebido o almoxarifado deve verificar se a etiqueta está bem lacrada, caso haja violação o setor responsável deve tirar foto e informar ao departamento de importação para investigar o motivo da possível violação. Após o material separado e conferido de acordo com o sistema ERP, que gera uma chave de confirmação de recebimento chamada em voz INVOICE pode ser scaneado, esse sistema é conhecido como C-TRACK, então, automaticamente mostra a quantidade e as referências do material que entra no almoxarifado.

Com a ordem de produção gerada a partir de uma solicitação do cliente a quantidade do material desejado é então liberada, gerando um documento chamado MO-NO que significa nova ordem, que será separado e conferido antes de ir para linha de montagem passando pelo processo de qualidade.

ETAPA 2

PASSO: 1,2,3

Análise dos sistemas utilizados na programação dos materiais e redução de estoque, suas “vantagens e limitações”.

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. O conceito está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. O sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações.

Just in time ajuda a atender o cliente interno e externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para operação produção, evitando-se assim, a manutenção de maiores estoques.

Uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in time é o kanban. Kanban seu funcionamento é baseado num cartão de sinalização que controla o fluxo de produção ou transporte em uma indústria.

O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de quantidade e tempo. Até os anos 60, as empresas sempre tiveram que executar esses cálculos manualmente. A partir daí, com o advento dos computadores, esses cálculos detalhados e demorados foram feitos de forma mais rápida e relativamente fácil. Durante os anos 80 e 90, o sistema e o conceito de planejamento das necessidades de materiais expandiram-se e foram integrados a outros setores da empresa. Esta versão ampliada do MRP é conhecida como MRP II (Manufacturing Resource Planning). Além da necessidade de materiais, o MRP II, permite que as empresa avaliem as implicações da futura demanda nas áreas financeira e de engenharia.

Relatório de visita técnica realizado na empresa

Conforme visita feita a empresa Cal-Comp Industria e Comércio de Phitronics Industria e Comércio Eletrônica e Informática Ltda, constatamos que a mesma é fornecedora de componentes eletrônicos e trabalha com o sistema JUST IN TIME.

Esta metodologia permite de forma adequada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com