TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  3/12/2016  •  Abstract  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Esfriar a mensagem – Tornar a mensagem mais simples e objetiva, retirar da mensagem informações desnecessárias que possam sobrecarrega-la.

A imagem – O uso de componentes visuais podem tornar a mensagem mais atraente e fácil de ser entendida. Um gráfico por exemplo, pode facilitar o entendimento de uma porção de números que seriam inseridos na mensagem muitas vezes confundindo mais que explicando.

Comova e assuste o leitor – A utilização de textos poéticos podem ser uma boa forma de chamar a atenção do leitor pois transmitem mais emoção. Colocar um título assustador ou que fuja da expectativa também é uma forma de atrair a atenção do leitor, utiliza-se muito essa técnica na parte do jornalismo em manchetes de jornais ou revistas.

2 – Informação – Em uma mensagem quente se contém muita informação que acaba sobrecarregando a mensagem, já em uma mensagem fria são apresentadas as informações mais importantes, reduzindo a mensagem.

Definição –

Formalização – Nas mensagens quentes geralmente se utiliza uma linguagem formal, com palavras de difícil conhecimento, dependendo do leitor, já nas mensagens frias utiliza-se uma linguagem menos formal para se atingir um público mais simples.

Rigidez – As mensagens frias são mais descontraídas e distensas, contendo pouca rigidez na forma de colocação no texto, já as mensagens quentes exigem maior esforço do leitor para sua descodificação por possuírem mais rigidez na forma de sua escrita.

Esforço – Mensagens quentes requerem maior esforço por parte do escritor para colocar maior quantidade de informações com rigidez, de uma maneira formal, enquanto as mensagens frias só exigem o esforço de que as informações sejam corretas e de fácil entendimento.

3 – Linearidade é quando uma mensagem é feita em forma de um texto, com uma sequência de informações, sendo necessário ler o texto naquela sequência para conseguir descodificar a mensagem.

Inconicidade é quando uma mensagem é feita de uma forma mais visual, através de gráficos ou esquemas, que agilizam o entendimento da mensagem, tornando possível visualizar a mensagem como um todo, sem a necessidade de seguir uma sequência.

4 – Concisão e economia – Permite comunicar o máximo de informações com um mínimo de signos. Fugir de frases longas, das informações desnecessárias, das repetições inúteis e das explicações supérfluas.

De outro lado é preciso que a mensagem passe por um verdadeiro “enxugamento” e se apresente concisa e econômica. Onde o leitor “bate os olhos” no texto e já sabe do que o autor quer comunicar.

“Enxugamento” seria a visualização do texto.

Planejamento coerente e objetivo à vista – As mensagens escritas muitas vezes pecam pela mistura de assuntos, ou seja, pela confusão de ideias, pela diluição do objetivo, e até pela digitação. O objetivo seria basicamente colocar as informações mais urgentes em discussão, dando-lhe assim um planejamento da mensagem proposta.

Deve-se deixar o objetivo da mensagem a vista, mudando somente de parágrafo após o termino de um assunto e começando outro e deste modo a mensagem ficará mais icônica.

Disposição visual ou leiaute – Convém planejar a disposição visual ou leiaute de modo que buscando sempre:

  • Distribuição coerente de assuntos por parágrafos
  • Digitação limpa, com bom espaçamento
  • Destaque para determinados assuntos, ou questões por meio do uso de letras especiais, grifos
  • Visualização de sequências com uma divisão em itens
  • Utilização de gráficos, esquemas, desenhos, tabelas

Deste modo a mensagem ganha um alto grau de visualização e consequentemente a mensagem ou texto fica muito ampla sem graves defeitos de inconicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com