TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Seminário: Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 (valor: 1,6)

Por que o produção textual 1 é considerada um “texto”? Qual o gênero deste e quais tipos o constitui?

O texto 1 é considerado um texto porque consegue passar para o leitor uma mensagem com sentido possibilitando a compreensão (comunicação).Este texto é composto por linguagem não-verbal ,que são as linhas,os números,caixas,cores e curvas e verbal que são as palavras escritas nos títulos,informações dados e legendas.

O gênero textual neste caso é o gráfico e é constituído pelos tipos de texto de argumentação e os de exposição.

Questão 2 (valor: 2,4)

Identifique, no texto 4, três conectores e retire-os da produção, verbalizando igualmente em que linha esses se encontram). Lembre-se que os conectores são responsáveis pela ligação entre os períodos e, conseqüentemente, pela produção do sentido textual. Depois, aponte qual é o sentido produzido por cada um desses elementos.

Os conectores encontrados no texto 4 são:

O E,encontrado na linha 34,com sentido de adição;

Embora, encontrado na 2,com sentido de concessão;

Porém,encontrado na linha 27,com o sentido de contraste,opsição(adversativas).

Questão 3 (valor: 2,6)

Elabore uma tirinha (valor: 0,5), que retrate as ideias defendidas nos textos 1 a 7. Para tanto, use os 3 conectivos apontados na questão 2 (valor: 0,9) e utilize os tipos textuais dialogal e o narrativo, depois retire do seu texto um exemplo desses (valor: 1,2). Coloque as letras do trecho dialogal em cor vermelha e as do narrativo, em cor rosa choque.

Questão 4 (valor: 4,0)

Considere que os textos 1 a 7, foram publicados na revista fictícia intitulada Economiza. A partir dessas produções textuais, escreva à referida revista, mais especificamente para o espaço denominado de “carta do leitor” (valor: 0,5), posicione-se contra ou a favor a estratégia de ajuda aos países necessitados adotada pelo Banco Mundial, ou o FMI ou o Clube de Paris (valor: 0,5). Use, para tanto, o tipo textual argumentativo e o descritivo; sublinhe um exemplo do argumentativo e coloque em cor vermelho o do descritivo (valor: 0,5 por cada exemplo apontado, total: 1,0). Use conetivos de substituição, coloque os itens indicadores destes em cor verde (valor: 0,5), e de justaposição, coloque os itens referentes a estes em cor azul (valor: 0,5). Lembre-se de adequar a sua linguagem ao destinatário do seu texto (valor: 0,5). Esta produção não deve ultrapassar 10 linhas (corpo da carta do leitor).

Caro editor da revista “Economiza”,

Ao ler o texto’’O papel Global do FMI e do Banco Mundial”,entendi as estratégias de ambas as instituições por ser um instrumento de socorro e de regulação econômica de países necessitados,entretanto discordo do FMI por atuar só com ações macroeconômicas de curto prazo.Ele deveria adequar suas estratégias a uma política de longo prazo fornecendo acompanhamento técnico para que seus efeitos no primeiro momento não seja tão traumático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com