TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão 05

Artigos Científicos: Comunicação E Expressão 05. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Um grupo de funcionários de uma pequena empresa de telemarketing desafiou seu empregador: “É muito difícil, para a maioria de nós, manter um esquema rígido de trabalho das 8h às 19h”, disse o porta-voz. “Todos temos responsabilidades familiares e pessoais significativas. Um horário rígido de trabalho não nos convêm. Vamos procurar outros empregos se não conseguirmos um horário flexível em sua empresa”. O proprietário ouviu atentamente esse ultimato e concordou com a reinvidicação. No dia seguinte apresentou um plano de flexibilização de horário. Este cenário é um exemplo de:

Resposta Selecionada:

Correta mudança na estrutura organizacional

Resposta Correta:

Correta mudança na estrutura organizacional

Feedback da resposta:

Alternativa B, pois o cenário apresentado nos mostra “mudança” na estrutura da organização. Mudança significa fazer as coisas de maneira diferente. As organizações de hoje enfrentam um ambiente cada vez mais dinâmico e mutante e isto exige que elas se adaptem às novas condições. As estruturas organizacionais não são feitas de concreto e elas se definem pela maneira como as tarefas são divididas, agrupadas e coordenadas. Mudar a estrutura organizacional solicita alterar as relações de autoridade, mecanismos de coordenação, re-planejamento do trabalho ou modificação de qualquer outra variável estrutural.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A introdução de terminais pessoais de computadores que permitem aos administradores acessar os dados diretamente no computador central da empresa é um exemplo de mudança que gerou forte resistência nos departamentos de sistemas de informação no início dos anos 80. Isto ocorreu porque os computadores com acesso direto do usuário significavam uma ameaça para os especialistas que manuseavam a informação. Este tipo de mudança nos padrões organizacionais trouxe ameaças à:

Resposta Selecionada:

Correta Especialização

Resposta Correta:

Correta Especialização

Feedback da resposta:

Alternativa A, pois a mudança que houve no padrão organizacional trouxe ameaça a exclusividade do grupo especializado.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Richard Cowan, fundador e presidente da Power Lift, uma distribuidora de empilhadeiras, depois de um ano no mercado, comprou uma empresa concorrente, onde a maioria dos funcionários estava na casa havia, pelo menos, 15 anos. Percebendo o novo proprietário como jovem e inexperiente, 40 dos 200 funcionários pediram demissão, o que gerou rumores de que a Power Lift estava com problemas financeiros. Cowan admitiu posteriormente que deveria ter se encontrado com os novos funcionários para falar de inúmeros temas sobre a organização, garantir-lhes a importância de seu papel na empresa, bem como a boa situação financeira da organização. Esta situação nos ilustra que houve por parte de Cowen:

Resposta Selecionada:

Correta

Bloqueio na comunicação;

Resposta Correta:

Correta

Bloqueio na comunicação;

Feedback da resposta:

Alternativa “A”, pois Cowen bloqueou a comunicação recusando-se a abordar determinados assuntos na empresa junto aos novos funcionários, gerando com isto zonas de silêncio, ou seja, ele se esquivou de certos temas que poderiam sanar qualquer tipo de desconforto por parte daqueles funcionários diante da nova situação. Como os funcionários não foram comunicados da boa situação da empresa e da importância de seus papéis naquela dinâmica, parte deles optou em solicitar a demissão por puro desconhecimento daquela realidade.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com