TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Artigos Científicos: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

(texto do anúncio: "Ao contrário das outras modelos desta revista, nós estamos aqui para mostrar curvas reais. Sistema firmador Dove. Testado em curvas de verdade"- consultar http://www.dove.com.br/locoes)

O anúncio acima tem como público-alvo um grupo específico de mulheres para seus produtos. O texto do anúncio tem como objetivo persuadir. Indique a alternativa com a justificativa INCORRETA para a interpretação do anúncio:

Resposta a. Valoriza a diversidade feminina, independentemente de idade ou condição social.

b. Todas as mulheres podem se sentir bonitas; a ideia da campanha é aumentar a autoestima da mulher, associando-a ao produto Dove.

c. A beleza de Dove é autodefinida, democrática; o sentimento de beleza deve estar ao alcance de toda mulher.

d. Cria na mulher um estado de ansiedade negativo, pois ela se sente impotente em atingir os padrões de beleza estabelecidos.

e. Amplia a visão estereotipada de beleza de hoje e inspira mulheres a terem mais cuidado consigo mesmas e a terem prazer em criar seu estilo de beleza próprio.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Leia o trecho abaixo e responda:

(...) E dois acionistas conversando: "Essa crise tá pior que divórcio". "Por quê?". "Perdi metade do meu patrimônio e a minha mulher continua em casa." Rarará! (...)

(Simão, José. "Londres! São João fora de época!

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1008201102.htm, acesso em 10.08.2011)

Inferência é uma operação desenvolvida durante o processo de leitura ou ao seu término. Ao ler o trecho acima, retirado de um texto de José Simão, podemos inferir que:

Resposta a. A personagem de um dos acionistas afirma que a crise financeira está muito complicada e que se assemelha a um divórcio por causa da perda de patrimônio.

b. Para que o texto faça sentido, o leitor precisa compreender que 'divórcio' e 'crise' são eventos universais.

c. O termo 'crise' associa-se ao termo 'mulher', pois a figura feminina está sempre associada a crises de relacionamento.

d. A personagem de um dos acionistas associa 'divórcio' a 'perda de patrimônio', pois sempre que as pessoas se divorciam, há partilha de bens.

e. O leitor precisa compreender que 'divórcio' apresenta aspectos negativos e positivos e 'crise' só apresenta pontos negativos; desta forma, o texto fará sentido.

.

0,2 pontos

Pergunta 3

Leia o texto abaixo e escolha a alternativa adequada:

Paciente morre oito dias após se casar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Rosycler Iadoccico Neves, 61, que se casou, no último dia 30, com seu companheiro de mais de 20 anos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (313 km de SP), morreu no domingo. Ela teve uma parada respiratória, segundo o hospital. Portadora de doença degenerativa neurológica, ela foi internada em fevereiro e respirava com o auxílio de aparelhos. Como não conseguia falar, Rosy se comunicava apontando as letras em uma placa. Rosy e o marido, Luis Antonio Nogueira, 42, se aproximaram no Carnaval de 1988 e foram morar juntos logo depois. Nogueira diz que, quando jovem, havia pedido Rosy em casamento, mas ela se recusou por ele ser "moleque". Anos depois, foi ele quem não quis ceder.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1008201114.htm, acesso em 10.08.2011)

A nota acima pode ser considerada:

Resposta a. Texto engraçado, pois relata uma história de duas pessoas que demoraram para tomar uma decisão sobre seu casamento.

b. Texto figurativo, pois conta a história de amor de Rosy e Luis Antônio.

c. Texto opinativo, pois apresenta a situação complexa da Saúde no país.

d. Texto temático, pois desenvolve a ideia central do texto relacionada à situação da paciente Rosy.

e. Tópico frasal, pois apresenta várias frases relacionadas ao tema central.

.

0,2 pontos

Pergunta 4

Leia o texto e identifique a alternativa que melhor o contextualiza com o conteúdo estudado e com o universo profissional moderno.

Comunicação Integrada

A questão da comunicação integrada já foi abordada por Margarida Kunsch por diversas vezes em publicações, conferências, sendo, inclusive objeto de teses de pós-graduação defendidas na ECA-USP e transformadas em livros (Kunsch, 1992, 1995, 1997. (...)

Para Kunsch “as organizações devem ter entre os objetivos de comunicação o de buscar o equilíbrio entre os seus interesses e os dos públicos a elas vinculados. Esses objetivos só serão alcançados se a comunicação for planejada de forma estratégica, utilizando técnicas de relacionamentos e meios específicos, devidamente selecionados, e integrando todas as atividades comunicacionais, dentro de um filosofia de comunicação organizacional integrada.”

A importância da comunicação integrada reside principalmente no fato de ela permitir que se estabeleça, em função de uma coerência maior entre os diversos programas comunicacionais, de uma linguagem comum de todos os setores e de um comportamento organizacional homogêneo, além de se evitarem sobreposição de tarefas. Como um sistema integrado, os diversos setores comunicacionais de uma organização trabalham de forma conjunta, tendo ante os olhos os objetivos gerais específicos de cada setor. Trata-se de uma gestão coordenada e sinérgica dos esforços humanos e organizacionais.

Adaptado de: (http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista16/perfis%2016%203.htm#Comunicação%20Integrada)

Resposta a. Os diversos setores comunicacionais de uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com