TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Dissertações: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

Observe os quadros abaixo e leia o texto:

Ambos são produções do pintor belga Réné Magritte. O da esquerda foi pintado entre 1928 e 1929, se chama A traição das imagens e traz a inscrição Isto não é um cachimbo". O da direita data de 1966, se chama Os dois mistérios e nele está representado o quadro anterior. O filósofo Michel Foucault nomeou um de seus livros com a inscrição de Magritte. Assim, o livro de Foucault chamado Ceci n est pas une pipe, de 1968, analisa e comenta os quadros para refletir sobre o nosso velho hábito de linguagem que toma a imagem pela própria coisa" (FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, pag. 20).

Resposta Correta: D As produções de Magritte e Foucault procuram nos conscientizar sobre o caráter representativo dos signos que não constituem uma realidade, mas que nos dão uma visão de mundo, uma maneira de olhar para o mundo e de se relacionar com ele.

QUESTÃO 2

A tira acima ilustra elementos do modelo do processo de comunicação proposto por Jakobson. Com base no referido modelo e com relação à tira, julgue os itens a seguir.

I - A voz do personagem Cascão é um canal de comunicação.

II - O personagem Cebolinha desempenha o papel de receptor/destinatário da mensagem.

III - A forma como o diálogo entre Cascão e Cebolinha se desenvolveu indica que houve ruído, no processo de comunicação, segundo Jakobson, atrapalhando o contexto.

IV O modelo de Jakobson, ilustrado nessa tira, é circular.

V - É possível encontrar na tira os seguintes elementos do modelo de Jakobson: contexto, código, mensagem, canal, emissor e receptor.

Estão certos os itens:

Resposta Correta: C - I, II, IV e V

QUESTÃO 3

O signo abaixo deve ser classificado como:

Resposta Correta: C - símbolo, pois apresenta uma relação convencional com o seu objeto.

QUESTÃO 4

Uma imagem fala por mil palavras.

A partir desse dito popular, responda: por que o profissional moderno não pode ficar alheio à linguagem não-verbal e aos efeitos que ela exerce sobre as pessoas com quem entra em contato?

Resposta Correta: E - Porque quanto mais consciente e atento estiver à linguagem não-verbal, mais facilmente agirá de forma inteligente , evitando problemas de natureza diversa, uma vez que tal linguagem é o meio mais eficiente de permutar informação.

QUESTÃO 5

Analisando a publicidade abaixo, podemos afirmar que:

Resposta Correta: E - O receptor é o motorista em geral, mais especificamente os caminhoneiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com