TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão UAM - Unidade 6

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação E Expressão UAM - Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 6

Para escolher a alternativa mais apropriada, considere o que você estudou sobre a estrutura básica de um texto dissertativo. A partir desse conhecimento, o trecho abaixo pode ser considerado como:

"Mas, essa não é a situação mais comum. Nos dias de hoje, é ilusório para os pedintes esperar que uma legião de "culpados" corra atrás deles para oferecer a sua ajuda. Os pobres que param ao lado dos carros luxuosos nas esquinas das grandes cidades sabem como é difícil emitir o tipo de sinal que comova o motorista e redunde em esmola. Para eles, de fato, o desafio é criar um tipo de manifestação que leve a "vítima" a ajudá-los para se livrar de um desconforto. Nesse campo, Becker está certo. Por outro lado, verifica-se que os grandes lances de solidariedade no Brasil são muito mais frequentes entre os pobres do que entre os ricos. As pessoas que menos têm são as que mais dão. Basta ver como os doentes pobres se ajudam dentro de um hospital ou num instante de emergência na vizinhança. Como é comum entre os moradores das favelas e cortiços o empréstimo de pequenas quantidades de alimentos, agasalhos e cobertores na hora da necessidade."

Resposta Correta:

E. Desenvolvimento de uma argumentação.

Feedback da resposta:

O uso do operador argumentativo 'mas' indica que o autor do texto faz referência a algo dito anteriormente. É possível pressupor que o autor apresentou uma ideia anterior para fundamentar o que iria dizer em seguida. Este recurso estrutural é próprio do DESENVOLVIMENTO de um texto dissertativo-argumentativo.

2. “Aqui teria uma imagem de anúncio de uma loção Dove”

(texto do anúncio: "Ao contrário das outras modelos desta revista, nós estamos aqui para mostrar curvas reais. Sistema firmador Dove. Testado em curvas de verdade"- consultar http://www.dove.com.br/locoes).

O anúncio acima tem como público-alvo um grupo específico de mulheres para seus produtos. O texto do anúncio tem como objetivo persuadir. Indique a alternativa com a justificativa INCORRETA para a interpretação do anúncio:

Resposta Correta

C. Cria na mulher um estado de ansiedade negativo, pois ela se sente impotente em atingir os padrões de beleza estabelecidos.

Feedback da resposta:

Normalmente, persuasão é a soma de procedimentos linguísticos utilizados em um texto com o objetivo de convencer alguém. Os textos publicitários usam esses recursos para convencer o consumidor da importância de seu produto. Um desses recursos é apontar características positivas e não negativas de um produto. Esta campanha da DOVE, em vez de despertar a impotência feminina (algo ruim), tenta mostrar que seu produto pode valorizar as diferentes belezas femininas (algo bom).

3. Leia o texto abaixo e escolha a alternativa adequada:

"Não há comicidade fora do que é propriamente humano. Uma paisagem poderá ser bela, graciosa, sublime, insignificante ou feia, porém jamais risível. Riremos de um animal, mas porque teremos surpreendido nele uma atitude de homem ou certa expressão humana. Riremos de um chapéu, mas no caso o cômico não será um pedaço de feltro ou palha, senão a forma que alguém lhe deu, o molde da fantasia humana que ele assumiu. Como é possível que fato tão importante, em sua simplicidade, não tenha merecido atenção mais acurada dos filósofos? Já se definiu o homem como "um animal que ri". Poderia também ter sido definido como um animal que faz rir, pois se outro animal o conseguisse, ou algum objeto inanimado, seria por semelhança com o homem, pela característica impressa pelo homem ou pelo uso que o homem dele faz".

Resposta Correta:

D. O tópico frasal do parágrafo acima é sobre o riso na vida das pessoas.

Feedback da resposta:

Ao estudarmos tópico frasal, verificamos que nele há a apresentação do assunto a ser desenvolvido no parágrafo, por isso é comum encontrá-lo no início do parágrafo. Se seguirmos esta orientação básica, o tópico frasal deste trecho é a "Não há comicidade fora do que é propriamente humano.". Isto quer dizer que tópico frasal não é apenas a ideia desenvolvida no parágrafo, mas é uma frase inteira que está presente no parágrafo e, normalmente, encontra-se em seu início.

4. Leia o texto abaixo e, de acordo com a estrutura do que foi lido, indique a alternativa que NÃO apresenta as características de um texto dissertativo:

"Se podes olhar, vê.

Se podes ver, repara."

Com esta epígrafe, Saramago inicia o seu instigante livro Ensaio Sobre a Cegueira, perguntando ao leitor o que seria do seu humano se todos, repentinamente, ficassem cegos? Tal questionamento se abre para outras dúvidas: qual a diferença entre olhar e ver? E entre ver e reparar? O autor nos lembra que vivemos em um tempo em que a velocidade impera, passamos pelas coisas e não as vemos, estamos condenados a uma "cegueira" que não nos deixa reparar a essência daquilo que olhamos; nos faz lembrar da "responsabilidade de ter olhos quando os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com