TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação E Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

Comunicação e Liderança

INTRODUÇÃO

Com o decorrer dos anos a Gestão Estratégica de pessoas passou por grandes transformações exigindo um novo olhar em direção as novas perspectivas relacionadas à liderança, atitude empresarial, ideias, ações e inovação.

Todas essas mudanças e evoluções ocorreram em decorrência de fatores políticos, econômicos e sociais de cada época do país. Hoje o mercado vem exigindo das empresas um continuo aperfeiçoamento dos processos de gestão de pessoas.

Os colaboradores antes vistos como “peças” de trabalho, como números, sem oportunidade de expor sentimentos e ideais passam a ter voz ativa nas decisões dos processos com potencial criativo, objetivos e metas.

Nos tempos atuais o que se tornou mais importante para as organizações são os seres humanos, os negócios e a comunicação entre eles o restante é consequência de como circula o fluxo de informação.

A comunicação assim como a gestão estratégica de pessoas passou por transformações, até a década de 70, os meios de comunicação eram limitados, fazendo com que todos tivessem acesso às mesmas informações, logo tendessem a pensar parecido, o que influenciava diretamente na rotina diária, nos gostos e até nas opiniões próprias.

Quanto mais aprofundado é o estudo a respeito do conhecimento das ações e necessidades de seus públicos envolvidos, maior será seu acerto na conduta de comunicação com eles, garantindo, dessa forma, um relacionamento ético e duradouro. Nesse aspecto, estudiosos da área de comunicação acreditam que:

As organizações que se comunicam bem com os seus públicos com os quais se relacionam, sabem o que esperar desses públicos, e os públicos sabem o que esperar delas. (GRUNIG, FERRARI e FRANÇA, 2009, p. 27)

Para que a comunicação seja realmente excelente, é indispensável a presença de um bom líder, pois é ele que vai analisar e definir qual a melhor maneira de se estabelecer a comunicação, sempre se norteando pela Cultura Organizacional da Instituição, seguindo seus valores, suas políticas e suas condutas.

Com a comunicação interna é possível trocar ideias e conhecimentos, otimizar o fluxo de informações e diminuir conflitos. É uma forma estratégica para a busca de melhorias na organização, canalizando as informações, fazendo com que todos participem efetivamente na construção de uma empresa melhor e atuando nas tomadas de decisões mais corretas. Quanto mais envolvidos e bem informados sobre a empresa em que trabalham os funcionários estão, maior é o aprendizado e sua satisfação; as trocas de informação entre eles os tornam parceiros e não concorrentes, além de gerar um contentamento que reflete no clima organizacional e na imagem que ele passa sobre a empresa ao público externo.

A partir deste novo cenário o novo Gestor, passa de um perfil obediente e disciplinado para autônomo e empreendedor que deve se comunicar de maneira transparente e eficaz, sabendo ouvir e fazendo-se entender.

JUSTIFICATIVA

A comunicação esta presente na natureza humana, nas suas relações e na evolução. Com ela é possível transmitir emoções, solucionar conflitos, compreender e ser compreendido.

Hoje, por uma questão de sobrevivência, a comunicação vem se tornando um ponto crucial para as empresas e muitas vezes nos deparamos com mensagens distorcidas, falta de clareza nos comunicados, inabilidade para construir e realizar apresentações, falta de feedback e etc. Como se não bastasse, com as novas características que as empresas vêm assumindo, colaboradores têm a necessidade de realizar muito mais apresentações e por conta disso, se expressar muito melhor.

Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara.

Ao apresentar uma proposta ou defender uma ideia, a maior parte dos ouvintes são convencidos antes pela capacidade argumentativa, do que pelas vantagens e desvantagens reais.

Uma empresa pode alcançar o diferencial competitivo utilizando foco e esforço na comunicação estabelecida com seus colaboradores, podendo estimular a motivação destes ao fazer com que se sintam importantes e partes do processo.

Desta forma escolhemos este tema pela importância que possui no dia a dia de todas as pessoas, principalmente a de líderes que almejam motivar suas equipes, construir relações duradouras e garantir o sucesso.

3. DESENVOLVIMENTO

A Comunicação não é matéria específica de profissionais que vivem sonhando em integrar a empresa. Fazê-lo, e muito bem, é estratégia da qual não podem ficar de fora diretores, gerentes, supervisores e todos os que podem estimular a sintonia no corpo da empresa.”

José Cerqueira Filho

Nos seres humanos nascemos para estar em contato. Se os homens não se comunicassem, cada qual se encerraria em um mundo particular, com a sensação de desamparo e o sentimento de solidão, dificultando sobremaneira a evolução humana.

A comunicação é uma necessidade humana de expressão e relacionamento e tem como objetivo o entendimento (sentido de compreensão) entre os homens, ou seja, o ato de entender alguém e se fazer entendido, levando ao progresso, pois é através do contato entre “o eu e o outro” que acontece a troca e mudanças. Todo contato, portanto, é por natureza: transformador.

A comunicação organizacional

Em todas as relações que se estabelecem entre as pessoas e entre os membros de um grupo existe um processo mais ou menos formal de comunicação e de transmissão de informação.

É o processo de comunicação que permite ao Homem estabelecer contatos, exprimir os seus desejos, aprender e partilhar conhecimentos, etc.

Este sistema ocorre sempre que alguém procura dar a conhecer uma determinada informação ou dado e os envia através de códigos convencionados por um canal de transmissão para uma segunda ou terceira pessoa.

Como se pode depreender o sistema de comunicação possui quatro características fundamentais: exige um emissor, uma fonte de informação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com