TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.1.1 TEORIAS DO TRABALHO 4

2.1.1.1 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Para Administrar é preciso conhecer claramente conceitos administrativos, seus fundamentos e principalmente características de administrador.

A administração é uma área que engloba diversas teorias, conceitos, técnicas e ferramentas. Em geral, ela tem a finalidade essencial de fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades. Há muito tempo as pessoas perceberam a necessidade de união para o alcance do que desejam, pois assim se torna mais fácil fazer o que deve ser feito, bem como também torna possível realizar coisas que sozinhas não conseguiriam. Desses agrupamentos com objetivos comuns surgiram as organizações modernas, e é principalmente nas organizações que a administração é exercida auxiliando a gestão financeira.

Uma organização é um organismo composto de grupos de pessoas que se constituem de forma organizada para alcançar objetivos comuns. Pode ser conceituada, também, como uma ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Administrador: Habilidades e Características.

O Administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o Processo de Administrar. "A atividade profissional de Administrador será exercida, como profissão liberal ou não, mediante:

a) pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior;

b) pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, como administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outros campos em que esses se desdobrem ou aos quais sejam conexos."

Para exercer sua atividade profissional, o Administrador ocupa diversas posições estratégicas nas organizações e desenvolve papéis fundamentais para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Para desempenhar suas funções e sustentar sua posição, o Administrador deve desenvolver várias habilidades e algumas características são apontadas como fundamentais ao Perfil de um bom Administrador.

A Visão de Sociedade e o Positivismo: Embasado numa concepção biológica, vê a sociedade como um organismo cujas partes constitutivas são heterogêneas, mas solidárias, pois se orientam para a conservação do conjunto. como num organismo, também sociedade é dividida em funções especiais, onde se nota a presença da espontaneidade, da necessidade, da imanência e da subordinação de todas as suas partes a um poder central e superior". A sociedade evolui e esta evolução, é incompatível com a evolução violenta. Por isso a sociedade para Comte deve ser sempre harmônica.

o Administrador pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais).

(STONER 1999).

2.1.1 teorias do trabalho

Para Durkhiem, a solidariedade é a forma pela qual as pessoas estão ligadas e unidas, tendo duas formas: A mecânica que é característica da sociedade pré capitalista, há pouca divisão do trabalho e a consciência coletiva é mais forte e extensiva a um número maior de pessoas, existindo maior consenso. Já a Orgânica é característica da sociedade capitalista moderna e sua principal característica é a divisão de trabalho, que causa interdependência entre os indivíduos, suas crenças, costumes ou preferências não aparecem como co relação.

Para Marx a crítica ao meio de produção capitalista apontava as injustiças sofridas pelos trabalhadores; A liberdade era uma ponto fundamental do trabalho. Marx afirmava que trabalho era uma atividade coletiva, mas servia para o homem realizar-se a si mesmo. O trabalho alienado traz a “miséria” e o trabalhador cair, fazendo a miséria do trabalhador aumentar junto com sua força de produção ( o que acontece na china). Antes da divisão do trabalho o produtor sabia todas as etapas da produção de uma organização e depois da divisão ele só faz a sua parte. O trabalho tornou-se mecanizado e muitas organizações informatizados e isto caracterizou a alienação. A alienação humana está no fato de haver no processo de produção uma relação que impede e constrange a realização do trabalho como “objetivação”,como realização da natureza humana. Segundo Marx, a alienação surge com a divisão social do trabalho e com esta divisão surge a separação entre os que dirigem e os executam o processo de trabalho. Há nesta relação a instauração da alienação. O trabalhador é constrangido a atender suas necessidades mais imediatas tais como: comer, beber, vestir, enfim se não o fizer porá em risco sua própria existência. Ao fazer de sua capacidade de trabalho um meio para atingir determinados fins, a sua atividade deixa de ser uma atividade livre e torna-se trabalho alienado.

Na Anomia é um conceito criado pelo sociólogo Emile Durkhiem que designa um estado do indivíduo caracterizado pela falta de objetivos e pela perda de identidade; Este estado é em grande medida originado pelas intensas transformações que ocorrem nas sociedades modernas e que não fornecem novos valores para colocar no lugar daqueles que por elas são demolidos. Durkhiem procura sintetizar a ideia de que o processo constitui uma ameaça às estruturas éticas e sociais.

Para Weber a racionalização é o processo pelo qual a natureza, a sociedade e a ação individual são crescentemente enquadradas por uma orientação voltada para o planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com