TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Trabalho Escolar: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  422 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

Compreendemos que a linguagem é a faculdade que o homem tem para revelar seus estados mentais por meio da língua, um sistema acústico-orais, vocais, articulados, que funciona na intercomunicação de uma coletividade, resultado de um processo histórico evolutivo, tal como ocorre com as linguais históricas (idiomas) – o português, o francês, o espanhol, dentre outras. Toda língua histórica apresenta uma organização fônica, gramatical e léxica definida e distinta das demais, assim sendo, cada língua histórica é o seguimento da diversificação de uma língua anterior – no caso do português, a latina -, cuja estrutura foi modificada no tempo e no espaço.

2 VARIAÇÃO DIATÓPICA

Numa língua histórica podemos identificar três tipos de diferenças internas: as diatópicas, as diastráticas e as diafásicas, que estabelecem subsistemas dotados de relativa homogeneidade interna, garantida pela soma dos traços linguísticos coincidentes e neles reconhecíveis.

Cabe observar que na variação diatópica (diferença regional) pode compreender diferenças diastráticas (socioculturais) e diferenças diafásicas (de estilo); na variação diastrática pode conter diferenças diatópicas e diafásicas e na variação diafásica pode apresentar diferenças diatópicas e diastráticas. Portanto o usuário de uma mesma língua, nas de regiões diferentes, apresentam características linguísticas e expressivas diversificadas e, se pertencerem a uma mesma região, ainda assim não falarão obrigatoriamente da mesma forma, tendo em vista os diferentes estratos sociais de que participam e as circunstâncias diversas em que se trava a comunicação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com