TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Tese: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

DENOTATIVOPEDAGOGIA

WEB AULA 1

Unidade 2 – Texto e Discurso

DO TEXTO AO DISCURSO

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO

O termo texto certamente não é desconhecido para você: essa palavra aparece frequentemente na linguagem cotidiana, não somente no ambiente escolar, mas em quaisquer outros. Assim, você certamente tem noção do que seja um texto, embora talvez não consiga formular uma definição para ele.

De modo geral, o texto pode ser definido como uma unidade básica de transmissão de ideias, informações, sentimentos e informações. Koch e Travaglia (2003, p. 8) apresentam a seguinte definição:

Texto será entendido como uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa, como unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão.

Essa observação quanto à extensão é muito pertinente visto que em sentido amplo, um quadro, uma escultura, um filme, um sinal de trânsito ou até mesmo uma única palavra podem constituir formas textuais.

O texto é uma totalidade, mas esse todo é formado por partes, as quais são articuladas e organizadas entre si. Para entender um texto em sua totalidade, é preciso estabelecer a relação entre as partes, visto que o todo é a junção das partes. Para que o leitor tenha acesso à totalidade, é necessário também extrair o tema, o assunto do qual se fala.

Observe os quadrinhos a seguir:

Nesses três primeiros quadrinhos, a expectativa que se cria é a de que se trata de uma conversa sobre valores morais. Será mesmo? Vamos ler a tira completa:

A expectativa inicial foi quebrada no último quadrinho. Isso significa que os quadrinhos anteriores precisam ser relidos à luz da totalidade.

Wa - PED - Sem 01 - Unidade 02 - Comunicação e Linguagem

Página 2

POR QUE É IMPORTANTE EU SABER O QUE É TEXTO?

Toda pessoa, independentemente da área de formação, deve ter consciência de que nós nos comunicamos utilizando diferentes formas de linguagem (verbal, não-verbal, as duas juntas), mas não nos comunicamos por meio de frases isoladas: nós nos comunicamos por meio de textos!

Durante muito tempo o ensino de língua portuguesa caracterizava-se por ser normativo e conceitual, privilegiando a “decoreba” de regras e exceções, especialmente de ortografia e sintaxe.

Com o desenvolvimento da ciência linguística e também por influencia de outros campos do saber (como psicologia, filosofia, etc.), essa visão centrada na forma foi posta em cheque pelas teorias inspiradas no sociointeracionismo, nas teorias da enunciação e do discurso e na linguística textual. Para essas novas teorias, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto.

Portanto, além das formas linguísticas, o interesse voltou-se para a relação entre essas formas e seu contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito. Assim, o ensino passa a ser centrado no uso e no funcionamento da língua, entendida como um sistema simbólico utilizado num dado contexto sócio-histórico. Tendo em vista essa compreensão, formula-se a noção de produção de texto, a qual pretende evidenciar o ato, o processo de elaboração de um texto.

Quando se entende que é próprio da linguagem esse caráter interlocutivo, consequentemente se entende que produzir um texto não é somente escrever sobre um tema utilizando a norma culta da língua. Sempre que se produz um texto, ele é determinado por diversos fatores, os quais irão interferir em sua estrutura e na organização das informações. Esses fatores são:

• PARA QUEM: sempre que se fala ou escreve, tem-se em vista um interlocutor que interfere na produção textual: é homem ou mulher? Adulto ou criança? Conhecido ou desconhecido?

• POR QUÊ: toda produção textual tem uma finalidade.

• DE QUE “LUGAR SOCIAL”: na interação, podemos assumir diferentes papéis sociais conforme a situação em que estamos inseridos. Alguns papéis sociais que ocupo no meu dia-a-dia: filha, irmã, tia, esposa, cunhada (situações familiares); colega, amiga (situações pessoais); professora, orientadora, colega de trabalho (situações profissionais).

• QUE EFEITOS DE SENTIDO QUERO PROVOCAR: quero levar a pessoa a refletir sobre algo? Quero levar a pessoa a concordar comigo? Quero discordar de alguém? Quero emocionar o outro? etc.

• QUE GÊNERO TEXTUAL DEVO UTILIZAR: conforme a finalidade e a situação, vou utilizar um bilhete, uma carta, um memorando, um e-mail, etc.

Dessa forma, produzimos textos em diferentes contextos e a cada circunstância correspondem:

• finalidades diferentes: divulgar serviços para seduzir clientes; expressar opinião sobre um assunto; informar as qualificações profissionais; obter notícias sobre um amigo distante;

• interlocutores diversos: leitores de um dado jornal; colegas de trabalho; um amigo; um parente; um possível contratante;

• lugares de circulação determinados: mídia impressa; círculo de amizades; uma empresa; meio acadêmico;

• gêneros textuais específicos: carta do leitor; anúncio; folheto; artigo científico; e-mail; currículo.

Antes de nos aprofundarmos na noção de “gêneros textuais” (tema de nossa web aula 2 da Unidade 2), vamos pensar sobre o discurso.

O TEXTO TRAZ CONSIGO O DISCURSO!

Do jardim de infância até a 8ª série, estudei num “colégio de freiras”, particular, que oferecia ensino pré-escolar e de primeiro grau (hoje educação básica e ensino fundamental). A escola não era muito grande, havia somente uma turma de cada série. Uma das coisas que mais me chateava naquele tempo era que muitos pensavam que eu estudava lá porque recebia bolsa, quando, na verdade, era meu pai quem pagava – caro – para eu estudar. Na única briga em que me envolvi na vida, estava na 7ª série, era 1990; levei um murro no olho depois de dar um tapa no rosto de um aluno que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com