TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Dissertações: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O texto administrativo é um texto formal, que deve ser escrito com correção gramatical, com clareza e objetividade, sem recurso a expressões de significado ambíguo e, de uma forma geral, sem mais palavras do que as estritamente necessárias. Existem vários tipos de textos administrativos, porém, há uma estrutura própria que é preciso conhecer quando se almeja elaborá-los. Um texto administrativo está longe de ser um mero conjunto aleatório de elementos isolados, mas, sim, deve apresentar-se como uma totalidade semântica, em que os componentes estabelecem, entre si, relações de significação.

Pretende-se, com os conceitos de coerência e coesão, mostrar o papel e a importância de cada um desses mecanismos não só para a leitura e a compreensão de textos como também para sua produção. A coerência e coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Pode-se encontrar textualidade em textos que não apresentam recursos coesivos, em contrapartida a coesão não é suficiente para que um texto tenha textualidade. Ao analisar esses mecanismos, mostram-se, por meio de exemplos, as formas em que podem ocorrer. Ao mesmo tempo, procura-se fazer com que os usuários saibam empregar adequadamente cada mecanismo não só para depreender o sentido de um texto como para produzir textos com sentido, estabelecendo uma continuidade entre as partes, de modo a instaurar entre elas uma coerência.

ANÁLISE DOS TEXTOS:

PROCURAÇÃO

É um documento em que uma pessoa passa a outra autorização para tratar o agir em seu nome, só terá validade legal se a assinatura vier com

firma reconhecida.

Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).

Poderes: Plenos poderes para representar o outorgante junto ao (especificar o órgão onde a procuração será utilizada, se for o caso), para prática de todos os atos necessários para (descreva a finalidade da procuração), cessando os poderes dessa procuração em (data em que a procuração perde a validade).•.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome do outorgante - assinar acima).

Todo texto administrativo deve estar de acordo com as regras gramaticais, e é de muita importância que o texto seja coeso e coerente. A coesão normalmente é feita por conjunções ligando termos, ou períodos, estabelecendo entre eles uma relação de sentido. No modelo de procuração temos um exemplo de coesão, que liga o CPF com o número de RG a conjunção aditiva (e).Entre os termos residente e domiciliado temos uma conjunção aditiva(e).A palavra (onde) atua como pronome relativo e é uma coesão referencial,(dessa)é uma contração de preposição mais pronome demonstrativo e é uma coesão referencial.(em que ) é pronome relativo e é uma coesão referencial.Essa procuração é um texto coeso, pois todo texto coerente deve ser coeso.

CARTA COMERCIAL

As cartas

comerciais são bem mais formais do que as cartas particulares. Devem iniciar-se com fórmulas respeitosas – Prezado Senhor, Prezado Senhor Diretor – e encerrar-se com protestos de estima, agradecimentos e saudações formais Atenciosamente, Cordialmente.

O tratamento dado ao destinatário, nos casos de maior formalidade, deve ser o de V.Sa. (Vossa Senhoria) ou V.Sas. (quando no plural). Se os assuntos da carta são múltiplos, pode-se organizá-los em tópicos, indicados por letras maiúsculas. Se a empresa é muito grande, convém indicar o departamento a que se destina a carta, assim como destacar o assunto de que se trata acima da introdução, indicando-o como Ref. (Referência). Exemplo:

Madeireira Olímpia

Rua José Benedito, 110

80000-000 – Curitiba – PR

Curitiba, 16 de junho de 2000

Sr. Martim Felipe Fernandes

Rua João Goulart, 80

86600-000 – Rolândia – PR

Ref.: Projeto de impermeabilização de assoalhos

Prezado Senhor

É com satisfação que comunicamos a V.S.a que

seu projeto, pois sido examinado por nossos

técnicos, apresentou resultados confiáveis, além

de uma vantajosa relação custo/benefício.

Assim sendo, gostaríamos que entrasse em

contato com nosso departamento comercial para

agilizarmos um contrato de prestação de serviço.

Cordialmente,

Fernando Zampieri

Departamento Comercial

No texto administrativo citado acima a palavra (com) é um conectivo responsável pela ligação de elementos linguísticos, (pois) exerce a função de um conectivo de explicação, (assim sendo) é um conectivo de ideia de finalidade; a palavra (além de) é um conectivo que exerce a função adição. A

palavra (que) a conjunção integrante introduz uma oração que exerce a função de objeto direto. Já as palavras (para) e (de prestação serviço) exercem a função de finalidade. Entretanto o (de elevada estima) sugere uma ideia de modo.

OFÍCIO:

O conteúdo do oficio é matéria administrativa, mas pode vincular também matéria de caráter social, oriunda do relacionamento da autoridade em virtude de ser cargo ou função.

OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO

Ofício nº ___/___

Senhor (nome do destinatário)

(cargo )

(empresa ou órgão)

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com