TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação: Variável Crítica Na Integração Sistêmica.

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação: Variável Crítica Na Integração Sistêmica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação: Variável Crítica na Integração Sistêmica.

Muitos administradores reclamam arduamente de um mesmo motivo, a falta de comunicação na empresa, sendo que muitas vezes as informações não circulam de forma ideal dentro da empresa. Essas reclamações procedem, pois sem haver um bom nível de comunicação entre os subsistemas de um sistema organizacional e entre este o contexto onde ele opera, o sistema tem que cumprir o papel a que se é destinado.

Compara-se a comunicação ao sangue que corre nas veias de um corpo humano, pois quando está obstaculizado ou impedido de fluir naturalmente, o resultado é uma entropia crescente e acelerada e como resultado final, a morte.

Na visão do físico e filósofo David Bohm no que diz respeito ao diálogo e à comunicação e nos quatro elementos fundamentais da comunicação gerencial ou organizacional, se formos capazes de manter nossas mentes abertas e não ficarmos atrelados a modelos mecanistas de comunicação, então nos daremos conta de sua complexidade, pois a grande função é aproximas universos.

No modelo básico de uma comunicação, o emissor origina a mensagem ao construí-la, tudo depende do conteúdo que existe na mensagem e como será transmitida em meio à comunicação. Obstáculos atrapalham uma comunicação, como por exemplo ruídos, ou perda de sinal de um celular em meio a conversa, tudo isso dificulta um diálogo, sendo que diz-se uma palavra e entende-se outra, sendo que dessa forma não existe um diálogo, pois não existe um feedback.

No modelo básico da comunicação pode-se dizer que significa afirmar aplicável sempre ocorrer um processo de comunicação, independente da cultura ou da organização.

As formas de comunicação podem ser definidas de forma verbal ou não verbal. Na comunicação verbal é utilizado o uso da linguagem, seja ela escrita ou falada. A forma de comunicação oral é mais comum, é relacionada a face a face e dificilmente alguém dá as costas e deixa o outro falando sozinho. Ela tem alta flexibilidade, tanto para o emissor, quanto para o receptor. Já a comunicação escrita é quando as comunicações se dão em linguagens escritas, como cartas ou bilhetes.

Especialmente nas comunicações interpessoais, diretas, face a face, a comunicação não-verbal – isto é, a forma como você veste, diz as palavras, olha para o interlocutor/receptor, a distância que você mantém do mesmo – tem um peso expressivo.

Já quando pensamos em administradores e no processo de comunicação, precisamos logo definir o contexto em que estamos operando e que neste caso é o contexto organizacional. As organizações são compostas de indivíduos e grupos, orientadas para a busca por objetivos, apresentam funções diferenciadas, dispõem de um coordenador e buscam a perpetuidade. Sempre devemos procurar concentrar nossa atenção e dois tópicos, as direções de fluxo de informação a organização e os canais de comunicação dentro da organização.

Existem diversas direções do fluxo de informação, como a comunicação de cima para baixo, de baixo para cima e a lateral.

A de cima para baixo é provinda de níveis organizacionais mais elevados para a base da organização, o de baixo para cima é mais para informações que partem da base para a supervisão ou gerencia, e a lateral é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com