TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e expressão

Tese: Comunicação e expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

N1 – Comunicação e Expressão

A postura de Carlos não é adequada, pois, ao acreditar que as funcionárias devam ser despedidas do emprego devido à forma de se comunicarem, Carlos expressa uma atitude discriminatória e preconceituosa, e não considera as variedades linguísticas.

Existem diversos tipos de variedades linguísticas, e levando em conta que o Brasil é um país continental, é natural que existam muitas diferenças no modo de falar entre regiões, grupos socioeconômicos e até mesmo entre idades. No caso do exemplo citado na questão acima proposta, pode-se inferir que a variedade linguística predominante é a socioeconômica, uma vez que Carlos é um dos gerentes da empresa, e as funcionárias cuidam da limpeza. O uso da norma padrão, na visão de Carlos, não foi respeitada pelas duas funcionárias, mesmo que ele tenha entendido o que elas queriam dizer. Não há, portanto, motivos para julgá-las ou até mesmo demiti-las. Para Carlos, o modo como elas se expressaram está incorreto, mas pode-se dizer que elas apenas usaram a norma coloquial da língua, de acordo com o que conhecem desta.

Sendo assim, justifica-se que a postura de Carlos é inadequada diante dessa situação, pois desconsidera a variedade linguística existente em nosso idioma.

VERSÃO OFICIAL ENTREGUE

Há vários tipos de variedades linguísticas, portanto é natural que existam diferenças na fala entre regiões, grupos socioeconômicos e até mesmo entre idades. No caso do exemplo citado, pode-se inferir que a variedade linguística predominante é a socioeconômica, uma vez que Carlos é um dos gerentes da empresa, e as funcionárias são da limpeza. O uso da norma padrão, na visão dele, não foi respeitado pelas funcionárias, mesmo que ele tenha entendido o que elas queriam dizer. Não há, portanto, motivos para julgá-las ou mesmo demiti-las. Para Carlos, o modo como elas se expressaram está incorreto, mas pode-se dizer que elas usaram a norma coloquial da língua, de acordo com o que conhecem desta. Assim, a postura de Carlos é inadequada diante dessa situação, pois desconsidera a variedade linguística existente em nosso idioma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com