TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação no terceiro setor

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

FACHA – FACULDADES INTEGRADAS HELIO ALONSO

O PAPEL SOCIAL DO PROJETO DE MUSICA SPANTA NENEM NA COMUNIDADE SANTA MARTA

RIO DE JANEIRO – RJ

2014

Resumo:

O trabalho em questão se propõe a mapear o posicionamento de uma Organização sem fins lucrativos: o Projeto de Música Spanta Nenem, que atende hoje cerca de cem crianças, da comunidade Santa Marta. Além de, apresentar os veículos de comunicação e identificar parceiros e apoiadores.

Introdução:

Nos dias de hoje, principalmente depois da criação das UPP´s (Unidade de Polícia Pacificadora) nas comunidades, nos deparamos com diversos projetos sociais, ONG´s (Organizações Não Governamentais) e ações que visam o futuro e o bem estar daqueles que ali vivem. Mas o que não sabemos é o que está por trás do projeto. Quais seus objetivos? Quais os públicos que atendem? Quais são os parceiros, os apoiadores ou os patrocinadores?

A escolha do Projeto de Música Spanta Nenem foi simplesmente um desafio. Veremos a seguir o que está por trás dessa Instituição e como ela impacta a vida dos moradores da comunidade Santa Marta.

1 O que é o Projeto de Música Spanta Nenem?

O Projeto de Música Spanta Nenem é uma associação civil sem fins lucrativos, como eles mesmos se denominam, criado em 2009. Ele é totalmente gerido e financiado pelo bloco Spanta Nenem, que sobrevive de eventos e shows. Hoje, cerca de cem crianças são atendidas pelo projeto e recebem aulas de violão, cavaquinho, teclado, flauta entre outros. O interessante é que todo corpo docente é formado por moradores da comunidade, o que facilita a adaptação com os alunos.

Sua sede inicial era localizada na Rua da Matriz, 37, e ganhou um novo endereço nesse ano de 2014: Rua .Nesse mesmo espaço onde funcionam as salas de aula, existem também oficinas, onde são realizadas aulas de costura e moda. Ali, são idealizadas e confeccionadas fantasias para blocos e para algumas alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente. Todas as costureiras também são da comunidade Santa Marta e é realizado um cadastro para que elas possam aprender e aperfeiçoar as técnicas da costura.

2 Como funciona o Projeto?

Um dos requisitos básicos para se matricular na Escola de Música do Spanta é estar matriculado, também, no colégio. E mais, ter freqüência máxima na sala de aula. Isso é um incentivo a mais para os alunos, tanto nas aulas de música, quanto, nas aulas de matemática, português, e outras matérias. Isso é minuciosamente inspecionado pelos professores, semanalmente. Os alunos recebem aulas três vezes por semana: segundas, quartas e sextas.

Depois de matriculado o aluno escolhe o instrumento que deseja aprender: cavaquinho, violão, teclado, flauta e percussão. Nos dois dias que estive na sede, pude perceber, que a aula mais disputada é a de teclado.

O projeto também mantém uma parceria com o Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente. Vários alunos já saíram das aulas de percussão e foram direto para a bateria da escola, tendo, inclusive, viajado para fora do Brasil para fazer shows.

“A crescente influência de organizações do terceiro setor, sobretudo nas duas últimas décadas, as qualifica como ativas protagonistas na construção e transformação da realidade social. A progressiva e veloz mudança da humanidade, marcada pela adoção de um paradigma neoliberal de desenvolvimento tecnológico, exige das organizações maior sofisticação em termos de planejamento e gestão. As ONGs, com suas estruturas mais horizontalizadas e priorizando propostas de intervenção social, habilitam-se como usuárias potenciais e beneficiárias do uso de técnicas de relações públicas na gestão da sua comunicação institucional, no contexto do setor não-lucrativo.” Fred Izumi Utsunomiya

3 Bloco Spanta Nenem

O Spanta Nenem é um bloco jovem. Nasceu em Botafogo, na comunidade Santa Marta, em 2005. Todo ano eles se concentram na praça principal da comunidade e saem pelas ruas do bairro. Além disso, o bloco realiza shows durante todo o ano, inclusive em casas famosas da Lapa, como, o Teatro Odisseia.

4 Ética como um princípio básico

Muito se questiona sobre a ética e os valores essenciais de uma empresa do terceiro setor. Principalmente, pelas parcerias e pelos apoios que recebem. Afinal, muitos são os questionamentos em torno disso. É ético o processo de captação de recursos, para que a organização atinja seus fins? É ético o processo de execução física, humana e financeira dos projetos da organização? Quais são as questões éticas e os valores essenciais no terceiro setor?

5 Segurança pública

Não tem como falar de um projeto nascido na comunidade Santa Marta e deixar de lado a pacificação, ocorrida em 2008 pelo Estado do Rio de Janeiro. De certo modo, a UPP na comunidade alavancou a idéia da escola de música, que acabou saindo do papel logo no ano seguinte da ocupação. Ninguém ligado ao projeto afirmou isso, mas, coincidência, ou não, isso só foi possível depois que o tráfico de drogas deixou o morro.

Com o Estado tendo novamente poder sobre a comunidade, vários outros projetos puderam deixar de ser apenas utopias e se tornaram realidade. Música, esporte, cidadania, cultura, são levados aos jovens por meio de instituições que se interessam em fazer algo pelo próximo.

“A luta pela ética, a construção da cidadania e a preservação da segurança pública não constituem dever exclusivo do Estado. Cabe ao povo, às instituições sociais, às comunidades participar desse processo político de sedimentação de valores tão essenciais à vida coletiva.” João Baptista Herkenhoff

6 Apoios e parcerias do projeto

Como foi dito no início, o projeto é todo financiado pelo Bloco Spanta Nenem, e não recebe nenhuma ajuda financeira do governo. Eles fazem shows e eventos em parceria com o G.R.E.S. São Clemente, inclusive, para fora do Brasil.

Todos aqueles que trabalham na escola, do corpo docente, ao auxiliar de manutenção, são voluntários. Eles disponibilizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com