TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Assedio Moral

Por:   •  6/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de assédio Moral:

 O assédio moral consiste nas condutas abusivas, de natureza psicológica, que atenta de forma repetitiva e prolongada. São condutas que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à dignidade e que tenha por efeito excluir a posição do empregado. A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do indivíduo de modo direto, comprometendo sua identidade, relações afetivas e sociais, podendo ocasionar graves danos à saúde física quanto a mental.  

Situações que caracterizam e não caracterizam assédio:

  1. Situações eventuais, ou seja, se não houver situações frequentes, repetitivas de humilhação, depreciação ou constrangimento contra o trabalhador, não será considerado como assédio. Porém se ocorrer a repetição diária desses fatos por parte do assediador, pode se considerar uma forma de assédio.
  2. Exigências profissionais, ou seja, a existência de cobranças, críticas construtivas, avaliações sobre o trabalho, não são considerados uma forma de assédio. Porém se houver um direcionamento para uma pessoa em especifico de forma repetitiva, de forma a ter como objetivo represália, comprometendo o trabalhador, é considerado assédio moral.
  3. As más condições de trabalho, ou seja trabalhar em um, lugar cujo espaço é pequeno, que há pouca iluminação, acesso dificultado, pois a empresa/ escritório está passando por uma situação financeira complicada ou até reforma, não é considerado uma forma de assédio, pois é uma situação temporária. Porém se certo individuo ou grupo de pessoas são sujeitados a trabalhar em más condições com o objetivo de desmerece lós frente aos demais ou até mesmo com o objetivo de retaliação, é considerado uma forma de assédio moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com