TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Ciencias

Dissertações: Conceito De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

O domínio de conceitos de ciências e o ensino de ciências

O ensino de ciências nas series iniciais do ensino fundamental, é normalmente realizado por professores que possuem uma formação genérica, e segundo pesquisa realizada por Lima e Maués (2006), a maioria não possuem o domínio de conteúdo de ciências e dos conceitos científicos, no entanto, se estabelecermos que para ensinar ciências, o professor, tem que dominar os conceitos científicos, e conseqüentemente, irá transmitir este conceito para as crianças, o que implicaria em um ensino transitivo. No entanto, ensinar ciências não é transmitir conhecimentos científicos e sim proporcionar atividades e situações em que a criança consiga desenvolver os conhecimentos científicos, e neste processo “as professoras vão construindo caminhos profícuos para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças” (LIMA e MAUÉS, 2006).

Os conceitos, segundo Lima e Maués (2006), são construídos a partir das palavras, pois

não há conceito sem palavra, a formação dos conceitos só é possível através do pensamento verbal ou do signo. Um conceito nada mais é que uma palavra que expressa uma generalização. Como os significados das palavras se modificam permanentemente na história da humanidade e na história de cada sujeito, podemos afirmar que os conceitos são construções históricas LIMA e MAUÉS, 2006, p. 168).

Estes conceitos podem ser divididos em conceitos espontâneos que surgem da “reflexão da criança sobre suas experiências cotidianas, sendo aprendidos assistematicamente” (LIMA e MAUÉS, 2006)., a criança os desenvolve a partir co momento que consegue relacionar as palavras aos objetos a que se referem, já os conceitos científicos “se originam em processos formais de ensino e aprendizagem, mediados por atividades estruturadas e especializadas e se caracterizam por formarem um sistema hierárquico de relações lógico-abstratas” (LIMA e MAUÉS, 2006).

Cabe ao professor intermediar estes os conceitos espontâneos e científicos, que ocorre, “naturalmente por meio de observação direta, de manipulação concreta e de vivências pessoais” (LIMA e MAUÉS, 2006).. De tal modo que o adulto, o professor modifica o ritmo de suas ações para que a criança as acompanhe, desta forma os conceitos espontâneos ou científicos não são incorporados pelas crianças de forma espontânea, mas sempre mediados, auxiliando a criança a dar sentido ao mundo. Esta intermediação pode ser feita através da introdução de atividades investigativas, onde o professor precisa

garantir um ambiente rico de trocas verbais em sala de aula por meio de um intenso e comprometido trabalho colaborativo. Isso requer do professor orientação intencionalmente planejada de modo que permita a liberdade de inventar e propor, sem que isso gere um sentimento de abandono por parte da criança.

Estas atividades levaram a criança a aprender ciências, através de uma linguagem cientifica eu deve ser introduzida na sala de aula e de modo que as atividades de investigação possam ser utilizadas para a construção de conceitos científicos, e que as crianças possam utilizando as palavras e ir recheando os conceitos de sentido próprio.

Referências Bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com