TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação a Ciência da Enfermagem. Conceito de Saúde

Artigo: Iniciação a Ciência da Enfermagem. Conceito de Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Artigo  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

Iniciação a Ciência da Enfermagem

Conceito de Saúde:

Torna-se importante destacar o conceito ampliado de saúde, definido na 8ª Conferência Nacional de Saúde como:

[...] resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. È, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção as quais podem gerar desigualdades nos níveis de vida (BRASIL, 1986).

No Brasil o tema saúde é abordado na Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 196 nos seguintes termos:

[...] a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde para sua promoção, proteção e recuperação

Este conceito ampliado de saúde é o resultado de um processo de discussão teórica e política, portador das dificuldades que enfrentou historicamente, e que incita a transformar a concepção de saúde, dos serviços e ações oferecidos à população e da própria sociedade. Portanto, se expressa como um retrato das condições de vida, tornando-se necessário incorporar novas dimensões e conquistas até então desvinculadas.

Os demais artigos relacionados à saúde tratam de assuntos diversos, porém igualmente importantes, em que se destaca o “Art.6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Assim começa a se delinear um novo paradigma, com a idéia de que a saúde é produzida socialmente, no coletivo, considerando um conjunto de valores como solidariedade, equidade, democracia, participação, parceria, desenvolvimento, justiça social. A partir desta amplitude conceitual é necessário lançar um olhar para as dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas, nas quais os indivíduos encontram-se inseridos (BUSS, 2000).

Os grandes avanços tecnológicos têm ajudado na melhoria dos tratamentos das diferentes patologias que, apoiados em avançados métodos de diagnóstico, permitem que muitas delas tenham sido combatidas de forma eficiente, e em alguns casos foram erradicadas, porém ao mesmo tempo temos o surgimento de outras que aumentam preocupações e necessitam de estratégias para enfrentá-las.

A saúde tem seus próprios ritmos que se modificam através do tempo, constituindo a sua historia. Cada sociedade possui uma forma de pensar, sentir e vivê-la com base nas suas crenças, valores e sua cultura. Portanto, em cada momento histórico a saúde apresenta múltiplas e variadas influências sendo vividas e desenvolvidas através de ações específicas em cada sociedade, cada grupo, em busca de mantê-la em equilíbrio beneficiando os seus membros e modificando-se com base no conhecimento adquirido com as experiências vividas.

JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM

Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados. Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano, mantendo elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.

Resolução COFEN-218/1999

(Aprova o Regulamento que disciplina sobre Juramento, Símbolo, Cores e Pedra utilizados na Enfermagem)

CONSIDERANDO deliberação do Plenário em sua Reunião Ordinária de nº 273; realizada em 28.04.99.

Resolve:

Art. 1º- Aprovar o regulamento anexo que dispõe sobre o Juramento a ser proferido nas Solenidades de Formatura dos Cursos de Enfermagem, bem como a pedra, a cor e o Brasão ou marca que representará a Enfermagem, em anéis e outros acessórios que venham a ser utilizados em nome da Profissão.

Art. 2º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 09 de junho de l999.

REGULAMENTO APROVADO PELA RESOLUÇÃO 218/99

I - SIMBOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM:

Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:

• Lâmpada: caminho, ambiente;

• Cobra: magia, alquimia;

• Cobra + cruz: ciência;

• Seringa: técnica

• Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde

- Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda

- Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda

- Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado

- Brasão ou Marca de anéis ou acessórios:

Enfermeiro: lâmpada e cobra + cruz Técnico e Auxiliar de Enfermagem: lâmpada e seringa

CONCEITO DE ENFERMAGEM

PRECEITOS DE ÉTICA E BIOÉTICA ( Tomada de decisão)

COFEN COREN ABEN

A finalidade do curso de Enfermagem é qualificar pessoas dentro da lei profissional do enfermeiro, capacitando-as para atuarem na promoção de saúde, prevenção da doença e de situações de risco, tratamento da doença, reabilitação da saúde ou promoção de qualidade de vida.

Perfil do Profissional

A enfermagem é uma profissão que possui um corpo de conhecimento próprio a ser utilizado na promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo, exercida por trabalhadores de formação diferenciada (Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem). O enfermeiro é um profissional de saúde com formação generalista, humanista, com capacidade crítico-reflexiva que o habilita a intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença com rigor científico, intelectual e ético e a garantir a qualidade da assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

O profissional enfermeiro deverá ter consciência de seu papel social exercendo continuamente a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO:

Assistencial – envolve ações que atendam diretamente as necessidades de assistência à saúde e de enfermagem dos pacientes, suas famílias.

Gerencial – envolve ações como decidir, correlacionar, influenciar e facilitar aquelas que afetam as atividades de outros e que visam à determinação e realização de um objetivo; pode ser uma liderança formal de enfermagem ou um papel informal assumido periodicamente pelo enfermeiro.

Pesquisador e Educação – envolve ações adotadas para implementar estudos de modo a determinar os efeitos reais da assistência de enfermagem para aumentar a base científica da enfermagem (NETTINA, 2007).

Mercado de trabalho

O enfermeiro pode atuar entre outros em: hospitais, ambulatórios, clínicas, unidades básicas de saúde, indústrias, creches, escolas, clínicas de enfermagem independentes, transporte aero-médico e rodoviário, assistência pre-hospitalar, informática, auditoria, assessoria, consultoria, centros de pesquisa, comércio de produtos farmacêuticos e médico-hospitalares, docência de enfermagem do 1º ao 3º e pós-graduação, clubes, acampamentos, aeroportos, treinamentos e reciclagens.

Visão Geral da Profissão

O profissional formado em enfermagem estará habilitado para:

- Direção do órgão de enfermagem integrante da instituição de saúde pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;

- Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

- Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem;

- Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;

- Prescrição de Assistência de Enfermagem;

- Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

- Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

Xérox das diferenças

Papel de liderança (inerente a todos os enfermeiros).

Equipe de saúde

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »