TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Etica

Trabalho Universitário: Conceito De Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de ética nos negócios está relacionado com o conceito de responsabilidade social das organizações. A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que diferenciam o certo do errado. Ou seja, indica quando um comportamento é socialmente aceitável ou não.

O sucesso ou fracasso de uma empresa está totalmente ligado com o seu comportamento ético. Desde o processo do seu plano de negócio, até o auge de faturamentos da mesma; pois tanto para pessoas como para as organizações interfere na sobrevivência. Uma empresa ética transmite respeito para com os funcionários, este é um forte diferencial de qualidade. O reconhecimento publico é extremamente importante; Funcionário satisfeito gera lucros e satisfação em geral como um todo para ambos os lados.

Assim como a ética é um diferencial para as empresas que a possui, a falta de ética é um problema gravíssimo. Uma organização pode ser quebrada simplesmente pela falta de ética.

Um líder tem como papel principal liderar pessoas, e com a liderança é necessário acima de tudo ÉTICA. Suas funções são de educar, transmitir valores, induzir a atitudes e orientar ações visando a objetivos comuns. Foca-se em melhorias e crescimento da empresa, assim como também gerar o bem emocional da sua equipe, que certamente, motivado, trabalhará a disposição da mesma.

Ser um profissional ético é essencial, pois nos negócios o comportamento dos profissionais, a organização e o ambiente resaltam em negócios lucrativos.

A ética em geral envolve todos os setores de uma empresa e ajuda no desenvolvimento da mesma. É através dela que tudo pode dar certo. Uma empresa ética gera mais confiança e respeito, tanto por parte dos funcionários como por parte dos fornecedores, fazendo com que a mesma tenha mais credito no mercado e seja respeitada como um todo.

“Quando há cultura ética, há integração, coesão e produtividade. Há conceito publico, pela consistência das políticas e pela coerência das ações. Há confiança, bons negócios e lucratividade.

Só o comportamento ético garante a continuidade, seja no âmbito pessoal ou organizacional.” MATOS (2012, P.29)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com