TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de ética profissional

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de ética profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDADE DE ENSINO

Polo de Ensino a Distância Rio Claro SP

Superior de Tecnologia em Marketing

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Rio Claro, 11 de Junho de 2013.

INTRUDUÇÃO

Ética é uma disciplina filosófica que surgiu a partir de uma doutrina “imanentista”, que sustenta Deus, assim definida como uma ciência que tem como objetivo, os valores do homem, enquanto SER, na relação com seu íntimo e com seus semelhantes.

Palavra grega ETHOS, que significa caráter, e a essência do comportamento, sua origem, as suas condições objetivas e subjetivas do ato moral, possui assim vários significados distintos: Aristóteles- Ética expressa um modo de ser, uma atitude psíquica, aquilo que o homem traz dentro de si na sua relação consigo, com os outros e com o mundo, indica as disposições do ser humano perante a vida.

Ética são os princípios e valores morais que governam e norteiam o comportamento da pessoa, é quilo que ela carrega consigo, agindo de acordo com suas convicções, tem haver com caráter e moralidade; expressa o valor da verdade, respeito à vida, dignidade humana, liberdade responsável e respeito ao bem comum.

Entende-se então que ética seja a parte interna do indivíduo, resultado de suas convicções, já a moral está relacionada com a sociedade, dentro daquilo que já está estabelecido como sendo certo ou errado, são as normas externas.

A relação entre ética e cultura, depende daquilo que a pessoa tem como seu, seu caráter, sua forma de pensar e agir dentro e uma sociedade, visto nem sempre, entender como certo ou errado aquilo que lhe é imposto, porém dentro da sociedade em que vivemos, muitas vezes temos que nos sujeitar a certas regras, que nem sempre são aquilo que definimos pessoalmente como certo ou errado, entretanto são normas que nos norteiam e necessitamos segui-las.

Ser ético é muito mais que um problema de costumes e de normas práticas, ser ético, supõe a boa conduta de ações e a felicidade pelas ações feitas é o prêmio da autoaprovação diante do bem feito.

Portanto o agir ético vai além do pensar bem e honestamente, é a sua consciência, que é uma síntese ativa em perpétua realização, a qual se manifesta de modo explícito, através de ações claras e visíveis.

A nossa postura ética, não deve ser fruto de mera teoria sobre o bem e sobre o mal, deve resultar de uma ação humana, de doutrina, de um sentido pleno de vida e de cultura. Ela não pode ser uma prisão, mas uma estrada assinalada para ajudar aos que querem ir devagar e aos que necessitam de pressa para chegar.

Os valores morais são os bons costumes de uma pessoa, comunidade ou grupo social, sendo assim no mundo dos valores, temos o lado do mundo dos fatos ( aquilo que é ) e o dos valores (aquilo que deve ser feito).

O objetivo da ética é esclarecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar as diretrizes e princípios abstratos da moralidade, segundo uma conceituação qualitativa de valores.

É uma ciência que trata tanto da moral como dos costumes, no âmbito do dever, ou modo de proceder do indivíduo, dentro do universo e sociedade em que pertence.

Observamos que mesmo sem parar para pensar, agimos com ética ou não, em todos os momentos de nossas vidas, seja pessoal ou profissionalmente.

A ética profissional é um conjunto de normas e preceitos, legalmente estatuídos através de documento (Código de Ética Profissional), que se destina a promover o aprimoramento moral do exercício da profissão, ou seja, é a capacidade de descrição demonstrada pelo funcionário no exercício de sua atividade ou em razão dela.

Existem diversos estudos com relação à ética profissional no mundo como um todo, entendendo-se que sem ela, seria impossível o convívio e o crescimento global, podendo ser citado a DEONTOLOGIA, que é o estudo sistemático dos deveres profissionais, em relação à sociedade que os cria e mantém; cada profissão tem sua DEONTOLOGIA específica. O termo é composto de duas palavras gregas: DEON- (o que é obrigatório e que deve ser feito) e LOGIA- (conhecimento metódico, sistemático e fundado em argumentos e provas).

Doutrina Imanentista: Doutrina metafísica segundo a qual a presença do divino é pressentida pelo homem, mas não pode ser objeto de qualquer conhecimento claro.

O texto nos diz que a ética é fonte de estudo desde as épocas remotas até as contemporâneas e por se tratar de uma fonte que varia dependendo da época que se dá, há várias teorias a respeito desse tema, entretanto todas elas canalizam basicamente para o ser humano e sua conduta seja ela pessoal, moral, política, social ou profissional.

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa “modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por se tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

O texto ressalta a ética na ótica do grande filósofo grego Arístoteles, que foi um dos primeiros pensadores a registrar seus estudos a respeito da ética, e talvez seja o que mais influenciou e continua a influenciar os estudiosos que vieram a seguir.

Apesar da diferença sutil entre ética e moral o texto a seguir define bem as características de cada conceito.

“Ética (gr. Ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética esta mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)

Diferentemente do passado, a ética filosófica atual também estabeleceu regras de conduta humana que se apresentam em códigos de ética que abrange o lado profissional, o político e o empresarial, essas regras tem o intuito de harmonizar moralmente as interações e os convívios sociais.

Porém, uma questão central que a moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com