TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito: ética

Artigos Científicos: Conceito: ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 10

ÉTICA: CONCEITOS

Ética é a ciência dos costumes ou dos atos humanos, e seu objeto é a morarilade, entendendo-se por moralidade a caracterização desses mesmos atos como bem ou mal. O dever, em geral,é objeto da ética etc.

ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO E NAS NEGOCIAÇÕES

A ética é uma questão importante na tomada de decisão e nas negociações.como a tomada de decisão e a negociação,normalmente,são parte de um processo competitivo,no qual as partes estão competindo por recursos escassos e para conseguir o melhor acordo possível, elas freqüentemente estão dispostas a mover-se de um comportamento honesto para um tipo de comportamento que se pode considerar desonesto,dependendo,evidentemente, do ponto de vista de quem avalia.

A muita discussão quando até que ponto se está agindo de maneira ética ou não em uma tomada de decisão e negociação , e não se diz a ele o verdadeiro limite,para ter maior espaço de barganha,até que ponto esse comportamento pode ser considerado ético e quando ele passa ser antiético? Evidentemente, isso depende muito dos valores das pessoas envolvidas na tomada de decisão e negociação e do meio ambiente no qual elas estão inseridas.

As questões éticas e legais tem certas sobreposições e, ás vezes, também certos conflitos. Lewicki ET AL., citado por MARTINELLI, propõe uma matriz de análise dos comportamentos éticos e legais, na qual há quatro possibilidades básicas:

1. Comportamentos que não sejam éticos nem legais;

2. Comportamentos que sejam éticos, porem não legais;

3. Comportamentos considerados legais que,porem, não são éticos;

4. Comportamentos legais e éticos segundo os padrões do grupo.

Em termos éticos, não há, normalmente, nenhum padrão formal nem nenhuma declaração escrita que sirva como modelo para os negociadores, ao contrario daquilo que acontece em relação ao aspecto legal.

A ética de um negociador dependerá de algumas questões pessoais,tais como a formação filosófica e religiosa do negociador, sua experiência ,valores pessoais, dentre outros aspectos importantes.

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se envolvem em comportamento não ético (ou pelo menos questionáveis sob esse ponto de vista) é a busca de vantagem, em termos de poder, a parte é capaz de manipular melhor as informações ganha uma vantagem, ao menos temporária, sobre a outra parte. Por outro lado, é muito comum os negociadores guardarem certas informações, escondendo-as da outra parte, no sentido de possuírem uma posição mais forte para poder barganha.

Portanto, identificando as três principais questões da conduta humana e do sistema empresarial, quais seja a busca do lucro, a natureza da competição e os padrões de justiça apropriados, pode-se fazer uma avaliação das questões éticas nas tomadas de decisão e negociação.entende-se, claramente que, quando as partes busca avidamente a maximização de seus lucros, elas tem tendência maior a usar táticas questionáveis em termos éticos. Da mesma forma quando existe competição muito intensa, torna-se mais fácil e mais comum violar um padrão ético, na ânsia de derrotar um oponente para atingir um objetivo. Por outro lado, quando há algum desacordo quantos ao resultados desejados , há tendência maior de se desconsiderarem os princípios éticos, no sentido de atingir seus objetivos. Nesse sentido, seria importante, então, identificar as diferentes maneiras pelas quais essas violações éticas ocorrem.

Segundo LEWICKI E LETTERER, citado por MARTINELLI, a três aspectos principais da conduta éticas ligados as questões básicas que aparecem nas negociações, quais sejam: os meios versus os fins, o relativismo versus o absolutismo e a questão de contar a verdade. Complementa afirmando que fraude e disfarce são palavras comuns em tomada de decisão e negociação, e podem assumir diferentes formas, tais como:

1. Contrafação de uma posição perante o oponente;

2. Ardil;

3. Falsificação

4. Fraude;

5. Exposição seletiva ou adulteração de elementos.

Alguns exemplos básicos de se ético em uma negociação

Resolver os conflitos de formas cooperativa, produzindo ótimos resultados para todos ,negociar por principio em saber e exímio em saber ouvir,criar opções de ganhos mútuos,utilizar de padrões ou critérios pesquisados para gerar confiança e eliminar duvidas e receio, ser flexíveis e criativos quanto as propostas,lidar com as objeções de forma clara e transparente,cumprir sempre o que foi acordado, investigar o grau de satisfação da outra parte, é ético porque pensa em fazer o bem para o outro, é excelente para o negociador porque acredita no que estar dizendo e fazendo. O negociador atual também deve ter ciência dos vieses culturais de sua origem, assim como dos de seu oponente. Se de fato sabe negociar pode administrar esses vieses na medida em que ocorram nos aspectos básicos da negociação.

PLANEJAMENTO DE UMA NEGOCIAÇÃO.

Segundo( Abraham Lincoln)Os grandes negociadores reconhecem a importância da preparação para uma negociação e nunca deixam de se preparar.

Muitas negociações se perdem mais pela má preparação do que por qualquer outra causa.

O planejamento reduz a incerteza a incerteza envolvida no processo decisório e, provoca o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para empresa.

Uma preparação adequada para a negociação resulta em uma boa vantagem ao negociador, permitindo uma base sólida no processo de uma negociação e gera a confiança necessária para se obter um bom resultado.

Na pratica, o planejamento é uma técnica que as pessoas e as organizações utilizam para administrar suas relações com o futuro. O planejamento busca influenciar esse futuro, reduzindo seu grau de incerteza.

Após um estudo feito por diversos autores sobre etapas de “pré-negociação, chegaram a um conceito mais amplo, que o processo de uma negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com