TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Fundamentais

Resenha: Conceitos Fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos Fundamentais

Acomodação – processo social no qual o indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação conflitiva, sem terem admitido mudanças importantes quanto aos motivos que deram origem ao conflito.

Assimilação – processo social que implica os indivíduos ou grupos alterarem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir, com o objetivo de se integrar ao meio social em que vivem.

Autoridade – componente do poder, que se compreende como um direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem.

Competição – processo social que ocorre com indivíduos ou grupos sociais e que consiste na disputa, consciente ou inconsciente, por bens e vantagens sociais limitadas em número e oportunidades.

Comunidade – forma de organização social na qual os membros compartilham um, relativamente, claro e definido senso de identidade.

Conflito – processo social no qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.

Cooperação – processo social que consiste em uma ação comum para realizar determinado fim.

Dominação – processo social que remete à possibilidade de se encontrar obediência a determinada ordem, independente da reação dos indivíduos que a recebem. A dominação é o efetivo exercício do poder, sendo constituída por relações de subordinação entre indivíduos ou grupos.

Elite – minoria que existe em todas as sociedades e que por várias formas é detentora de autoridade ou poder, em contraposição a uma maioria que está dele privada.

Estereótipo – é a imagem distorcida, que um grupo partilha de um outro grupo social.

Estrutura Social – se refere aos padrões, relativamente estáveis e duradouros, em que estão organizadas as relações sociais e que formam a estrutura básica daquilo que se denomina sociedade.

Força – componente do poder, que consiste no uso ou ameaça de coerção física.

Grupo de Interesse – conjunto de indivíduos que procuram defender, junto aos órgãos governamentais, certo interesse ou causa comum.

Grupos de Referência – grupos sociais que o indivíduo aceita como modelo e guia de seu próprio comportamento e ações.

Grupos Externos – grupos pessoais aos quais não se pertence.

Grupos Pessoais – grupos sociais aos quais as pessoas sentem que pertencem.

Grupos Primários – são aqueles em que as pessoas e conhecem intimamente como personalidades individuais, por meio de contatos sociais que são íntimos, pessoais e totais, pois envolvem muitas partes da experiência de vida de uma pessoa.

Grupos Secundários – grupos nos quais os contatos sociais são impessoais, limitados, não permanentes, e suas reuniões têm um objetivo prático determinado.

Grupo Social – é qualquer número de pessoas que partilham de uma consciência de interação e filiação, ou seja, um conjunto de pessoas em interação, que compartilham uma consciência de membros.

Identidade Social – sensação de descobrir quem e o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com