TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Fundamentais Da ETICA

Dissertações: Conceitos Fundamentais Da ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Fundamentais

Ética e Gestão - "ética é gestão corporificada em duas condições essenciais: a Estratégia e a Competência. Só com elas haverá governo, pois estão preservados os bens maiores de uma administração eficaz: justiça social, liberdade e paz. Segurança, saúde, educação e espiritualidade são conseqüências naturais... "todo empreendimento, qualquer iniciativa, fundamentada na ética, tem seu êxito condicionado à Estratégia e à Competência, que se definem em um Modelo de Gestão" (p. 120)

Educação ética na empresa - a Educação ética na Empresa deverá: Desenvolver a consciência ética; Desenvolver a Liderança Ética; Desenvolver o Comportamento ético e Desenvolver a Atuação ética. É sempre importante lembrar que a “ética não se define por um código, não são normas formais e coercitivas, não é um tumulo de idéias, mas significa educar a consciência para a liberdade responsável, o relacionamento harmonioso e realizações (atuações) compartilhadas e bem-sucedidas. (p.121)

Cultura como fator de sucesso - a cultura é fator de sucesso quando há forte conscientização e comprometimento com verdades comuns que sedimentam a identidade grupal.; e, se tem o sentido de pertencimento que é a maneira como a organização é percebida e amada, significa a identificação com a sua alma.

Cultura como causa de fracasso - a cultura é causa de fracasso quando não há compreensão dos valores que fazem a diferença cultural, isto porque: ou a cultura é tão frágil, sem valores internalizados, não percebidos, que não desperta o orgulho e o entusiasmo em se pertencer a ela, ou é tão fechada, em um pensamento único (lucrar a qualquer preço, por exemplo) que a torna totalitária e auto-destrutiva.

Ética e competência - ética é competência em gestão. A incompetência acaba por gerar situações não-éticas pela falta de critérios de avaliação critica, de estratégia justa de valorização humana e eficácia nas decisões.

Comitê estratégico de ética corporativa - fórum adequado para reflexões, avaliações, promoção e acompanhamento da conduta é ações éticas na empresa.

Linhas mestras do modelo de gestão da ética - o modelo de Gestão da Ética segue as seguintes linhas mestras:

• Cultura corporativa Transparente

• Liderança Integrada

• Estratégia Participativa consensual

Recomendações ao modelo de gestão da ética - definir a filosofia e a consciência ética por meio da Educação empresarial Implementar práticas como: ouvidoria da ética; auditorias éticas; Balanço Social; Voluntariado; Núcleo de Ética e Cidadania na empresa Organizar o Comitê Estratégico de Ética Criar os instrumentos institucionais necessários para a gestão da Ética Definir as Diretrizes Éticas: os padrões de comportamento esperados de acordo com os valores da cultura corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com