TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Fundamentais Das Relações Internacionais

Ensaios: Conceitos Fundamentais Das Relações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  542 Visualizações

Conceitos Fundamentais das Relações Internacionais são:

1- Sociedade Internacional: Interação Sistêmica na esfera internacional entre um conjunto de entes.

2- Atores Internacionais: Toda autoridade, organização, grupo ou pessoa que representa um papel de destaque no sistema internacional.

3- Sistema Internacional: Conjunto de elementos ou Instituições entre os quais se estabelece uma relação em âmbito mundial nas áreas política, econômica, social e tecnológica, para se obter um resultado.

4- Forças Profundas: São fatores de ordem geográfica, demográfica, econômica, tecnológica, ideológica, político – jurídica ou militar –estratégica.

5 - Potência Internacional: Capacidade de um país influenciar os demais, destacando-se segundo a pesquisa, força militar, comércio, fluxo de investimento, em determinada região do planeta.

6- Hegemonia: Capacidade de liderança de uma nação em relação às demais, conquistada pela simpatia global.

SOCIEDADE INTERNACIONAL: grupo de países que se relacionam diplomaticamente por meio de fóruns específicos para cada tema.

ATORES INTERNACIONAIS: todo grupo, organização, ou individuo, que representa um papel importante no sistema internacional.

SISTEMA INTERNACIONAL: conjunto de relações em âmbito mundial, nas áreas política, econômica, social e tecnológica, em torno do qual acontecem as relações internacionais em um dado momento.

FORÇAS PROFUNDAS: são os fatores geográficos, tecnológicos, ideológicos, militar estratégico entre ouros.

POTENCIA INTERNACIONAL: capacidade de cada país de influenciar na sociedade internacional.

HEGEMONIA: liderança de uma nação sobre outros, destacando que uma nação internacional hegemônico não depende apenas de fatores econômicos ou militares, mas também é preciso conquistar a simpatia dos que fazem parte deste grupo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com