TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Fundamentais De Algoritimos

Tese: Conceitos Fundamentais De Algoritimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Tese  •  3.616 Palavras (15 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 15

Conceitos Fundamentais

O processamento de dados consiste, basicamente, em um conjunto de três partes fundamentais (Entrada, Processamento e Saída de dados) que são articuladas para se atingir as expectativas desejadas.

• Entrada de dados: usa dispositivos eletrônicos que possibilitam o fornecimento de dados ao computador que os utilizará conforme as instruções contidas em seu algoritmo para se chegar aos resultados desejados. Vários são estes dispositivos como: teclado, mouse, etc.

• Processamento: os dados obtidos pelos dispositivos de entrada serão processados conforme as instruções existentes no algoritmo, sendo ambos, os dados de entrada e resultados processados, armazenados na memória do computador. Esta parte, identificada como processamento, é relacionada diretamente com os dispositivos de armazenamento de dados (memória), pois são neles guardados os dados que serão acessados e manipulados pelo computador que procura atingir os resultados desejados.

• Saída de dados: consiste na realização das instruções que estão sendo processadas pelo computador com o objetivo de mostrar os dados obtidos na execução do algoritmo. Esta apresentação acontece por meio dos dispositivos de saída de dados como: monitores ou vídeos, impressoras e outros recursos tecnológicos capazes de facilitarem o acesso a estes dados alcançados.

A coleta e armazenamento de dados solicitados ao usuário de um algoritmo é realizada através dos dispositivos de entrada de dados. Estes dados são manipulados pelo processador respeitando rigorosamente as instruções contidas no algoritmo e buscando satisfazer as necessidades de seu usuário. Assim, se concebe a importante compreensão sobre os dados brutos que são necessários para geração da informação, que é contextualizada para um fim específico e atende as expectativas do usuário, tendo este acesso aos mesmos através dos dispositivos de saída de dados.

A efetivação de todo este processo só ocorre com dados que estejam armazenados em memória, sendo todos os seus recursos relacionados ao armazenamento e recuperação de dados de fundamental importância ao funcionamento do computador.

Identificador

O uso da memória pelo computador é fundamental ao seu correto funcionamento, por isso é necessário, na elaboração do algoritmo, o fornecimento de nomes que identificaram os dados, informações ou recursos computacionais que possam estar armazenados na mesma. Um exemplo desta identificação é o seu próprio nome, que no meio de muitas pessoas quando for pronunciado você saberá que estão se referindo somente a você.

Na elaboração do algoritmo todos os recursos de armazenamento e manipulação de dados deverão ser identificados para serem acionados mediante seu nome específico de identificação. Conforme as características de definição de um identificador para os possíveis recursos computacionais a serem usados na construção dos algoritmos estará se sendo abordado seus detalhes para utilização coerente com a programação eficiente dos computadores.

Tipos de Dados

Os computadores atuais compreende um conjunto de dados e informações através de seus recursos de arquitetura e operacionalização dos diversos dispositivos elétricos e eletrônicos que o compõe. Para o início da aprendizagem na área de Programação é relevante conhecer quais tipos de dados os computadores compreendem e aplicam suas características e propriedades coerentes com a realidade onde estes são usados. Estes tipos de dados podem ser classificados em Numéricos, Lógicos e Literais.

• Numéricos: representados por valores definidos nos conjuntos matemáticos dos inteiros e reais, onde o ponto '.' separa a parte inteira da decimal. Exemplo: -0.59; 2.0; 0; -34; 597; 10

• Lógicos: representados pelas palavras verdadeiras ou falso, respeitando as definições matemáticas contidas na Lógica Convencional ou Booleana.

• Literais: formados por um ou vários símbolos (caracteres) aceitos na simbologia da linguagem (símbolos especiais, letras e dígitos) em questão. Estes valores são representados por seus símbolos válidos e correspondentes em nossa linguagem de comunicação (português), além de estarem sempre entre aspas (" ") no corpo descritivo das instruções contidas no algoritmo.

A especificação do grau de complexidade e o escopo de valores possíveis para um dado que será usado em um algoritmo exigi a definição de seu tipo de dado, assim como o identificador que possibilitará seu armazenamento e manipulação em memória. A identificação de como um certo dado poderá se apresentar, qual a sua simbologia e quais operações e propriedades podem ser realizadas sobre o mesmo são definidas através da indicação de qual é seu tipo.

Os tipos de dados já reconhecidos pelo computador são chamados de escalares ou primitivos. Estes tipos são indicados no algoritmo por meio de palavras ou expressões chaves (inteiro, real, logico, caráter) que são reservadas ao reconhecimento correto do computador que os utilizará no processamento do algoritmo.

NUMÉRICOS

• Inteiro: corresponde ao conjunto matemático dos valores numéricos inteiros. Exemplo: 100, 0, -3

• Real: corresponde ao conjunto matemático dos valores numéricos reais. Exemplo: 100, 0, -3, 1.7, 1000, -0.7

LÓGICO

• Lógico: conjunto de valores possíveis na lógica convencional (booleana) - FALSO ou VERDADEIRO. Esse tipo só apresenta um desses dois valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com