TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Informatica - Word

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos Informatica - Word. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 6

NOÇÕES BÁSICAS DO MICROSOFT WORD

Antes de conhecer e iniciar o trabalho com o Microsoft Word, é necessário entender o que significa o termo “processamento de textos”. Esse termo mostra, de maneira bem simples, que os textos podem ser processados à medida que são manipulados, ou seja, um texto começa com um aspecto bem rudimentar até transformar-se em um documento com um estilo bem profissional.

Os programas de processamento de textos possuem, principalmente, dois grandes recursos; a edição e a formatação. A edição é a habilidade de inserir texto dentro de um programa, fazer correções, salvá-lo em disco e alterá-lo sempre que necessário; e a formatação, por sua vez, é a habilidade de aplicar modificações ao documento e especificar como o texto aparecerá na tela e no papel.

Quando se escreve um documento, o texto é inserido dentro de um arquivo. A digitação no processador de textos eletrônico é feita quase da mesma forma como em uma máquina de escrever, com a vantagem de que os erros poderão ser corrigidos mesmo após a inserção do texto.

O Microsoft Word oferece um ambiente de trabalho ideal. Muitos dos comandos necessários para a produção de cartas, memorandos, relatórios e outros documentos com qualidade profissional estão disponíveis por meio de botões na tela.

Esse programa agrupa os comandos por ordem de função nos menus localizados na parte superior de sua janela. Por exemplo, o menu Arquivo contém os comandos que são utilizados para abrir, imprimir e salvar documentos. Alguns comandos, como por exemplo, o comando Fechar, executam uma ação no momento em que são escolhidos. Já outros como o Abrir, solicitam informações adicionais para que possam executar a ação correspondente.

O Microsoft Word, ajuda os usuários a descobrir e usar mais das antigas e novas funcionalidades do aplicativo. Isto é possível através de novas ferramentas como o Painel de Tarefas e as Marcas Inteligentes que são divididos dentro da suite de aplicativos do Office assim como através das tecnologias melhoradas de formatação, estilos, tópicos, e muito mais.

Inicialização

Um fato bem interessante, é que muitas pessoas criam seus próprios atalhos no Windows e colocam seus programas em janelas personalizadas, ficando assim, difícil definir qual a forma de carregamento do programa para executá-lo e utilizá-lo.

Portanto, existem várias formas de carregar um determinado programa na tela e começar a utilizá-lo. Presume-se que a chamada do programa Microsoft Word esteja presente dentro da opção Programas no menu Iniciar, que fica localizada na parte inferior esquerda da janela principal do Windows. Execute os passos a seguir:

1. A partir da tela principal do Windows, pressione o botão esquerdo do mouse uma vez sobre o botão Iniciar, localizado na parte inferior esquerda, conforme a figura a seguir.

Botão Iniciar presente na barra de tarefas do Windows.

2. Assim que aparecer o conjunto de opções, clique sobre Programas para que apareça um submenu onde está localizado o Microsoft Word. Observe o menu Iniciar na figura abaixo.

Menu Iniciar do Windows e o submenu Programas.

Observação: as informações no menu Iniciar podem variar conforme o Windows é apresentado em cada computador.

3. Logo após, dê um clique sobre o item Microsoft Word para inicializar o programa.

4. Espere o programa ser carregado na tela e observe que logo após o processo de inicialização é mostrada a tela de abertura.

Características e Novidades

O Microsoft Word 2003, não só tem melhor aspecto que as anteriores versões, graças às novas cores nos menus e ao design renovado dos ícones e painéis de tarefas, como traz algumas inovações interessantes e várias funcionalidades melhoradas.

Esta versão traz uma nova vista de documentos adaptada especificamente para leitura na tela, que inclui um painel com as miniaturas de cada página, como pode conferir no capítulo V deste livro. A tarefa de revisão de documentos está mais facilitada com a opção de comparar documentos lado a lado. Se escolher o menu Janela > Comparar Lado a Lado, os dois documentos aparecem lado a lado, a função Registar Alterações é ativada e a barra de ferramentas Comparar Documentos surge, disponibilizando um prático botão para fazer deslocamento dos dois documentos em simultâneo.

No Word 2003 é possível guardar várias versões num só arquivo, o que pode ser útil quando se pretende gerir o processo de revisão de um documento que passa por várias pessoas. Para isso, escolha Arquivo > Versões e ative a opção Salvar uma versão automaticamente ao fechar.

As novas funcionalidades de segurança do Word 2003 permitem definir restrições de edição e formatação de documentos, através do painel de tarefas PROTEGER DOCUMENTO.

Obtenção de programas

Conforme uso do Office, o usuário poderá ver atalhos, ícones e comandos para programas e componentes que não foram instalados durante a configuração. Quando precisar de quaisquer desses programas ou componentes, pode-se simplesmente clicar no comando e o Office instalará o programa ou componente.

Office em execução

É possível consertar problemas com arquivos não fundamentais (como fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com