TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos aplicados na área de custo

Tese: Conceitos básicos aplicados na área de custo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  4.975 Palavras (20 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A gestão dos custos é parte integrante do grande sistema de informação contábil e consiste em uma ferramenta de auxílio aos tomadores de decisão, assumindo a posição de staff dentro da organização, pois é responsável em prover informações a toda a estrutura organizacional. E principalmente por meio do registro, controle, mensuração e avaliação dos gastos que os analistas de custos são capazes de munir de informações oportunas e tempestivas os gestores da organização, sendo uma das ferramentas utilizadas por estes especialistas para gestão dos custos os métodos de custeio.

ETAPA 1

Conceitos Básicos aplicados à área de custo.

PASSO 1

Ler os capítulos 1, 2 e 3 do Livro-Texto da disciplina e, para reforçar os conhecimentos, ler também o texto Terminologias de Custos. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1WJZvLNHIL22IibKMPAFXOgcgtSBPwO7t0xSX-WBX2nY/edit>. Acesso em: 29 abr. 2013.

PASSO 2

Elaborar um resumo, em forma de tópicos, dos principais conceitos e terminologias estudados no Passo 1. Atentar-se aos principais temas, que são: conceitos de custos, despesas, perdas, diferenciação conceitual sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

 GASTOS:

São ocorrências nas quais a empresa despende recursos ou contrai uma obrigação (dívida) perante terceiros (fornecedores, bancos etc.) para obter algum bem ou serviço que necessite para suas operações cotidianas.

 INVESTIMENTOS:

São os gastos efetuados na aquisição de ativos (bens e direitos registrados em conta do Ativo no Balanço Patrimonial) com a perspectiva de gerar benefícios econômicos em períodos futuros.

 DESPESAS:

São os valores despendidos voluntariamente com bens ou serviços utilizados para obter receitas, seja de forma direta ou indireta.

 PERDAS:

São as ocorrências fortuitas, ocasionais, indesejadas ou involuntárias no ambiente das operações de uma empresa.

 DESPERDÍCIOS:

São os gastos relacionados com atividades que não agregam valor, do ponto de vista do cliente, que implicam dispêndio de tempo e dinheiro desnecessários aos produtos (ou serviços).

 CUSTOS:

São os gastos efetuados para fabricar produtos ou prestar serviços. Estão diretamente ligados com a produção dos bens.

 Custo Variável Total (CVT):

Parcela do custo que varia, quando a produção varia. É a parcela dos custos da empresa que depende da quantidade produzida.

 Custo Fixo Total (CFT):

Parcela do custo que se mantém fixa, enquanto a produção varia, ou seja, são os gastos com fatores fixos de produção.

Ex: Aluguéis e depreciação.

 Custo Total (CT):

É a soma do custo variável total com o custo fixo total.

CT = CVT + CFT

Podemos concluir que o custo total só varia com o custo variável total.

 Custo Direto

O custo direto pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, e está ligado diretamente a cada tipo função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objetivo custeado.

Exemplos de custos diretos:

 Matéria prima usada na fabricação do produto.

 Mão de obra direta.

 Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos constituem todos aqueles elementos de custo individuais com respeito ao produto ou serviço.

 Custos Indiretos

Já o custo indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizada.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, ainda, pode ser entendido como aquele custo que não pode ser atribuído diretamente a um produto. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

 Despesas e Custos Fixos

Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção, ou seja, independem do nível de atividade. Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados.

 Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

PASSO 3

1. Acessar os dados da “Empresa Fictícia Ltda.”, disponíveis em:https://docs.google .com/a/aedu.com/document/d/1RxsFwpfoEHVeul--lAK7qc8zIiDD1LQhnAhz265-MT8/edit>, acesso em: 29 abr. 2013.

2. Elaborar a demonstração do resultado do exercício (mensal), considerando para tal os dados disponíveis no arquivo acima indicado.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Receitas de Vendas 650.500,00

RECEITA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com