TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Meio Ambiente

Ensaio: Conceitos de Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Ensaio  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 4

Conceitos de Meio Ambiente

O Meio Ambiente tem sido um dos assuntos mais populares em todas as regiões do planeta, pois as mudanças e intervenção do homem na natureza estão causando impactos significantes na Natural, e a mesma vêm respondendo a essas ações.

Desde a infância cria-se vários conceitos do meio ambiente, como por exemplo: o Meio Ambiente está relacionado à fauna e flora mundial, dentro desse pensamento adiciona os conceitos de: comunidade, habitat, nicho ecológico, ou seja, o ecossistema em geral. Em geral, este conceito não está errado, porém há muito mais a ser acrescentado neste assunto.

Com base no livro Cidade e Natureza, da autora Maria José de Azevedo Marcondes, nota-se que a autora visa destacar uma relação entre homem e a natureza desde as ideias do naturalismo. Passando por pensamentos de estudiosos como Rosset (1989), de que a natureza esteva presente, mas com o tempo acabou se degradando e por isso tendo uma necessidade de proteção. A autora também explora a Idade Moderna, exemplificando o mito do sagrado e dando ênfase também na relação homem natureza no século XVIII. Ela também ainda cita ideias evolucionistas de Darwin até então mostrar a nova relação entre homem e a natureza, emergindo o conceito de Meio Ambiente.

No livro, a autora relata vários conceitos de Meio Ambiente, dentre eles o mais comum – mencionado anteriormente – a ecologia. O funcionamento da natureza e seu meio, flora e fauna, também cita a questão ambiental e a preservação. Outro conceito presente no livro é o pensamento contemporâneo, onde ela o dividi em três partes. Apresentadas no texto a seguir:

“O pensamento atual sobre meio ambiente foi desenvolvido a partir de três vertentes: uma primeira, em que os assuntos foram apropriados de forma fragmentada nos estudos sobre politicas públicas, movimentos sociais, etc. A segunda e mais importante vertente, em que da questão ambiental passou a ser compreendida como redefinidora das possibilidades de desenvolvimento humano. E uma terceira vertente, na qual os paradigmas existentes seguiram o caminho da chamada ‘ciência normal’, procurando estender os modelos, redefinir os conceitos e introduzir novos pontos de vista a fim de dar conta da problemática iminente”. (p.44, 1999).

E por fim, a autora explicita Castells, que também aborda a naturalização das contradições sociais da ideologia do meio ambiente.

“O aspecto mais relevante da ideologia do meio ambiente é a naturalização das contradições sociais, esta redução da história humana e uma relação direta entre o homem, enquanto realidade eterna e indiferenciada, e a natureza, enquanto um conjunto e recursos preexistentes a ele. Tal relação está dirigida pela tecnologia e há que se vigiar, portanto, para que essa dominação mais brutal que se necessário não destrua um dos termos (ou os dois) da disputa idealista assim delineada. Mais concretamente, a ideologia do meio ambiente é, com respeito à natureza, o equivalente à ideologia da alienação em relação ao homem (...) apolítica, humanista, universalista e cientificista, a ideologia do meio ambiente transforma a desigualdade social em moléstias físicas e funde as classes sociais em um único exercito de escoteiros (1975, p. 238, tradução da autora)”. (p. 51, 1999).

O conceito de Meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com