TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Lista de Exercícios

Por:   •  27/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Lista de Exercícios 1 bm

Mecânica dos Sólidos (PODE SER FEITA EM DUPLAS)

ACADÊMICO: ________________________________________NOTA___________

1) A chapa está submetida a duas forças FA e FB como mostra a figura. Se θ=60, determine a  intensidade da força resultante seu sentido em relação ao eixo X positivo.

[pic 3]

2) Uma conexão soldada está em equilíbrio sob a ação das forças ilustradas. Determine a intensidade das forças F1 e F2.

[pic 4]

3) Uma força de 135N é aplicada a uma alavanca que está ligada a um eixo O. (a) Determine o momento da força em relação a O. (b) a força horizontal aplicada em A que gera o mesmo momento em relação a O.(c) a força mínima aplicada em A que gera o mesmo momento em relação a O. (d) a que distância do eixo deve atuar uma força vertical de 180N na alavanca para gerar o mesmo momento em relação a O.

[pic 5]

4) Determine as reações nos apoios A e B da estrutura.

[pic 6]

5) Descreva 4 diferentes tipos de esforços mecânicos causados em corpos sólidos e demonstre através de um esquema com as forças atuantes suas diferenças (desenho).

6) Considerando a Figura abaixo, (a) reduza o conjunto de forças a uma força resultante (calculando seu módulo e sentido) e (b) determine o momento das forças em relação ao ponto A.

[pic 7]

7) Duas cargas verticais são aplicadas ao pino B. Sabendo-se que o diâmetro do pino usado na ligação é de 15 mm determine o valor máximo da tensão normal média na (a) haste AB; (b) haste BC; (c) tensão de cisalhamento no pino C e (d) a tensão de esmagamento causada pelo pino A.

[pic 8]

8) Considere a estrutura mostrada, projetada para suportar uma carga de 50 kN. Ela consiste em uma barra AB com uma seção transversal retangular de 30 x 50 mm e uma barra BC com uma seção transversal circular com diâmetro de 20 mm. As duas barras estão conectadas por um pino em B e são suportadas por pinos e suportes em A e C. (e) Determine a tensão de cisalhamento média no Pino em “A” considerando que o mesmo apresenta um diâmetro igual a 17 mm. (f) Encontre o valor da tensão de esmagamento promovida pelo pino A, considerando que a chapa tem uma espessura de 18 mm. (g) Considerando que a tensão de cisalhamento suportada pelo pino é de 350 Mpa determine se a estrutura irá suportar, caso não suporte descreva o que poderia ser feito para contornar a situação.

[pic 9]

Av. Marechal Floriano Peixoto, 1181 | Alto das Oliveiras | Telêmaco Borba – PR | Fone (42) 3271-8000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com