TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condição das pessoas surdas na sociedade antiga x atual, e a importância da língua de sinais

Artigo: Condição das pessoas surdas na sociedade antiga x atual, e a importância da língua de sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Artigo  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

Condição das pessoas surdas na sociedade antiga x atual, e a importância da língua de sinais

Na antiguidade, os Gregos viam os surdos como animais, pois para eles o

pensamento se dava mediante a fala. Sem a audição os surdos na época ficavam fora dos ensinamentos e com isso, não adquiriam o conhecimento.

Os Romanos privavam os surdos de direitos legais, eles não se casavam,

não herdavam os bens da família e diante da religião, a igreja católica considerava os surdos sem salvação, ou seja, não iriam para o reino de Deus após a morte.

Pode-se dizer que a condição do sujeito surdo era a mais miserável de todas, pois a sociedade os considerava como imbecis, anormais, incompetentes.

Hoje o surdo ainda enfrenta muitos obstáculos, muitos preconceitos e muitas vezes os seus direitos não são respeitados, porém, já são tratados com um pouco mais de dignidade.

O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras, que no seu artigo 4º, dispõe que o sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Porém, vemos que não é isso que acontece. Contudo, á medida que têm entrado em contato uns com os outros, tendo nascido em famílias surdas ou sido agrupados em escolas especializadas e na comunidade, o resultado tem sido o desenvolvimento de um sofisticado idioma feito sob medida para os olhos uma língua de sinais. A língua de sinais é muito importante, pois deu voz aos surdos, e foi, e esta sendo fundamental para a inclusão dos surdos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com