TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições de Trabalho e Riscos no Trânsito Urbano na Ótica de Trabalhadores Motociclistas

Por:   •  26/8/2015  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Condições de Trabalho e Riscos no Trânsito Urbano na Ótica de Trabalhadores Motociclistas

Resumo: A pesquisa teve o interesse em analisar e indentificar qualitativamente a percepção dos motoboys em relação ao perigo que os mesmos ficam expostos no trânsito, aspectos do trabalho e a ocorrência de acidentes. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, em fevereiro de 2005, em Londrina, Paraná. O artigo também procurou identificar motivos que os levaram a exercer os cargos, condições de trabalho.

Introdução:

O fenômeno de acumulação flexível, ou seja, uma produção que se carcteriza pela flexibilidade e precariedade nos processos de trabalho. Surgiu nos anos de 1980. Um dos motivos do surgimento é o aumento nos novos setores de trabalho. No Brasil, um novo setor que mais se amplia motociclistas profissionais, o que implica em acidentes de trânsito com esses profissionais.

E por conta da flexibilização e precariedade do trabalho ficam mais expostos a sofrerem a acidentes, tanto nas ruas quanto na pressão do empregador exercida no trabalhador por prazos de entregas rápidas.

Metodologia:

Primeiro, a técnica focal foi abordada para aproximação rápida com as opiniões e relatos de um grupo, para os deixar o grupo se expressar espontaneamente sobre o tema da pesquisa para que pudesse captar as opiniões e expressões dos envolvidos. A observação do grupo focal ajudaram a serem desenvolvidas questões á serem aplicadas. A observação a princípio durou 2 meses, as pricipais empresas indentificadas foram: farmácias/drogarias/entregas gerais, restaurantes/lanchonetes/pizzaria.

Culminou, então, para o seguinte roteiro para se organizar a discussão: a)Inserção na profissão; b)Condições de trabalho e c)Riscos e acidentes.

Resultados e Discussões:

Todos eram do sexo masculino, em média de 26 anos. Média de 9,4 anos de estudo, sendo que, um não concluiu sequer os quatro primeiro anos do ensino fundamental. A atuação na profissão dura cerca de 6 a 11 meses, porém, oito já trabalhavam de um a cinco anos.

Inserção na profissão:

*Desemprego;

*Forma de melhorar a renda;

*Baixa escolaridade

Condições de trabalho:

*Trabalho informal;

*Sensação de liberdade e autonomia;

*Oportunidadede conhecer novos lugares e fazer novas amizades;

*Boa remuneração;

*Exposição ao sol e à chuva;

*Desgate físico e emocional;

*Medo de assaltos;

*Dificuldades no trânsito;

*Pressão patronal por entregas rápidas e ganho por comissão

*Elevada densidade de trabalho e alternância de turnos;

*Adoção de estratégias para reduzir percurso

Riscos de acidentes:

*Frenquentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com