TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições de usinagem do alumínio

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANGÉLICA

ANDRÉ LUIZ

ARTUR VINÍCIUS REIS

MATHEUS NEPOMUCENO

NATHÁLIA CEDRO

RAFAEL LEITE

CONDIÇÕES IDEAIS DE USINAGEM DE ALUMÍNIO

ANÁPOLIS – GO

2018

ANDRÉ LUIZ

ARTUR VINÍCIUS REIS

MATHEUS NEPOMUCENO

NATHÁLIA CEDRO

RAFAEL LEITE

CONDIÇÕES IDEAIS DE USINAGEM DE ALUMÍNIO[pic 1]

ANÁPOLIS – GO

2018

SUMÁRIO

OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo apresentar as melhores condições de usinagem de alumínio em torno convencional, levando em consideração algumas variáveis como: velocidade do corte, avanço, potência e rugosidade de desbate e acabamento, utilizando ferramenta de aço rápido e de metal duro.  

1 INTRODUÇÃO

O processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo chama-se torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo, tal processo é de grande importância na indústria, porem deve-se ter conhecimento de quais os tipos de materiais a se utilizar no processo, levando em consideração o tipo de material, ferramenta, e quais etapas vão ser utilizadas no mesmo.

Dentre os tipos de ferramentas, as mais utilizadas são as de metal-duro e de aço rápido. Aço rápido (HSS) tem o termo “rápido” que caracteriza um aço para corte rápido. Ou seja, um aço que guarda a dureza com aumento da temperatura do gume durante a usinagem. Essa propriedade permite utilizar alta velocidade de corte, apreciável na indústria da madeira. Com temperaturas de até 500 ºC, a dureza se mantém acima de 50 HRC. Os melhores aços rápidos têm uma dureza de 65 HRC até 650 ºC. Já Metal duro (HM) é material que consiste em carbonetos metálicos de tungstênio, titânio, tântalo ou molibdênio, tendo como aglomerante o cobalto. É fabricado por metalurgia do pó, que consiste nas etapas de misturas de pós, prensagem e sinterização. Como produto final tem-se o metal duro na forma de insertos e pastilhas para usinagem. Em alguns casos recebem tratamento adicional, como revestimento (TiN, TiC, TiCN e Al2O3, entre outros, na forma de simples ou de múltiplas camadas), e afiação por meio do processo de retificação. O metal duro apresenta elevada dureza; contudo, sua tenacidade é inferior à do aço rápido. A temperatura de corte do metal duro pode chegar a 1000ºC.

2 MATERIAIS UTILIZADOS

Os materiais utilizados durante o procedimento experimental são:

  • Torno de Usinagem;
  • Serra Fita Horizontal;;
  • Rugosímetro;
  • Multímetro digital;
  • Eixo cilíndrico de alumínio;
  • Ferramenta de aço rápido;
  • Ferramenta de metal duro;
  • Tarugo de alumínio;
  • Paquímetro;
  • Equipamentos de segurança;

3 PROCEDIMENTO

O procedimento experimental se iniciou na divisão do tarugo de alumínio em dois para assim executar os procedimentos com diferentes ferramentas. Torneou-se um tarugo com ferramenta de metal duro, fazendo o desbaste, enquanto a corrente era medida. Após o torneamento verificou-se a rugosidade da peça desbastada. Iniciou-se o processo de acabamento com ferramenta de metal duro na peça já desbastada que posteriormente fez-se a medição da rugosidade. Com um tarugo já em condições essenciais iniciou-se os procedimentos de dasbaste no outro tarugo utilizando-se ferramenta de aço rápido, Mediu-se a rugosidade do mesmo e executou-se a processo de acabamento com ferramenta de aço rápido. Posteriormente mediu-se a rugosidade. Todo o processo de torneamento foi cronometrado separadamente para a obtenção do melhor tempo.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Podemos observar que em todo o processo é preciso muita atenção e precisão, por se tratar de um processo comparativo relacionado ao uso de ferramenta de metal duro e de aço rápido. Algumas variáveis foram obtidas e utilizadas para cálculos apresentados na tabela a seguir:

Metal Duro

Aço Rápido

Desbaste

Acabamento

Desbaste

Acabamento

I vazio (A)

3,34

3,63

3,45

3,55

I peça (A)

3,7

3,67

3,85

3,6

Profundidade de corte (mm)

4

0,5

4

0,5

Avanço (mm/rot)

0,091

0,042

0,91

0,042

Velocidade (rpm)

1000

1000

1000

1000

comprimento (L) mm

50

50

50

50

Tempo (s)

38,4

52

36,88

51,34

Pap ( W)

250

27,87

278

34,84

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (202.7 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com