TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conferência De Pierre Levy

Pesquisas Acadêmicas: Conferência De Pierre Levy. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

Conferência de Pierre Levy

Pierre Levy vive em Paris e leciona no Departamento de Hipermídia da Universidade de Paris-VIII. Especializou-se em abordagens hipertextuais quando lecionou na Universidade de Ottawa, no Canadá. Após sua graduação, preocupou-se em analisar e explicar as interações entre Internet e Sociedade. Desenvolveu um conceito de rede, juntamente com Michel Authier, conhecido como Arbres de connaissances (Árvores do Conhecimento). Lévy também pesquisa a inteligência coletiva focando em um contexto antropológico, e é um dos principais filósofos da mídia atualmente.

Daniela da Silva Ciricio é estudante do curso de publicidade e propaganda da faculdade Estácio Atual e do curso licenciatura em música pela universidade de Brasília na universidade aberta do Brasil, atua como violinista na orquestra de câmara municipal de Boa Vista e leciona música para crianças no instituto Boa Vista de música.

O texto é dividido em seis blocos, todos eles se referindo ao advento da comunidade virtual e do ciberespaço em abordagens que se complementam.

No primeiro bloco LEVY discute a inteligência coletiva como nova fonte de potência, explana-se primeiramente que a inteligência coletiva é tema de pesquisa de inúmeros estudiosos e tem como objeto de reflexão a cooperação intelectual por intermédio da internet. Essa cooperação intelectual e interativa que se dá atualmente de forma mais abrangente, começou com a troca de idéias no meio científico, com jornadas científicas, seminários, enfim com a interação preponderante no meio científico que trouxe como conseqüência a internet, o correio eletrônico o hipertexto da web dentre outros inventos.

Mas a inteligência coletiva não é algo que se restringe somente a comunidade científica, o mundo dos negócios, o da política e cidadania também faz uso da mesma como forma de interação para o melhor desenvolvimento de cada área, pois por meio de uma comunidade virtual há oportunidade de deliberação de assuntos diversos com o fim democrático.

O que se percebe ao longo dos anos é que o vínculo social é de suma importância para o desenvolvimento humano e a comunidade virtual vem justamente estreitar esses laços, pois se percebe hoje a importância da relação social organizada, inventiva e viva que se dá em maior escala por meio da internet, por isso nesse primeiro bloco Levy nos incentiva a fazer com que um maior número de pessoas tenha acesso a esse tipo de recurso fundamental na cultura que é a comunicação mundial interativa. Pois este recurso é fundamental para o desenvolvimento pessoal, para aprender coisas e principalmente para aumentar nosso grau de liberdade de expressão.

A inteligência é nossa capacidade de aprendizado e memorização e a partir do momento em que esse aprendizado é passado para a forma escrita, nós não temos algo somente pessoal, mas algo que fará parte da memória da comunidade a qual pertencemos, pois está externo a nós. Hoje em dia o partilhar de nossas idéias e da nossa inteligência está além do papel, está em todos os componentes eletrônicos capaz de transmitir essas idéias, como a internet, porém para que se ocorra realmente à inteligência coletiva precisa ocorrer o que Levy chama de cooperação competitiva ou competição cooperativa, competitiva, pois é por meio da oportunidade e liberdade de expressar opiniões opostas que nós discutimos idéias e cooperativa, pois essas idéias se tornam validas por causa do vínculo que nós temos uns com os outros.

Levy ainda defende nesse bloco uma organização social cooperativa, pois o que nós vemos em uma organização burocrática é uma hierarquia que priva a base de expressar idéias válidas para o desenvolvimento coletivo, então o desenvolvimento da inteligência coletiva se dá quando todos podem realmente cooperar e nesse caso a internet pode ser um canal para se alcançar tal resultado, pois como foi dito por Levy, “desde o desenvolvimento do ciberespaço, podemos observar ou mergulhar na inteligência coletiva da humanidade quando navegamos na web, quando participamos de um fórum de discussão em uma língua e depois de outro em outra língua...”

Todos nós somos partes integrantes para se desenvolver uma inteligência coletiva e cooperativa, para Levy basta nos esforçamos para que isso ocorra de fato.

No segundo bloco são abordadas as três etapas da evolução que tem como primeiro nível a vida orgânica, que é o DNA e a dialética entre as mutações, como segundo nível temos o sistema nervoso, pois todo tipo de emoção de percepção de forma, cor e sabor se deve a esse sistema, este se refere aos animais que são guiados por seus instintos e percepções. Então depois desse nível, vamos diretamente para o terceiro nível que nos difere dos animais que é a linguagem, por causa dela somos capazes de produzir idéias e de nos comunicar levando essas idéias adiante, o que nos faz seres ilimitados é porque sabemos que somos limitados e fazemos perguntas e vamos atrás das respostas.

No terceiro bloco a abordagem é centrada no triângulo da significação, que por sua vez tem três pólos. Primeiro pólo é o do signo, mas esse signo existe porque um espírito deu um significado a ele e esse signo se refere a algo ou uma coisa que ele representa, assim esse universo de significação esta organizado nesse triângulo. Portanto uma idéia é a junção de signos que se relacionam e se conectam, nesse ponto Levy fala sobre como somos seres diferenciados por temos a oportunidade de criarmos idéias, pois muitas se reproduzem gerando outras, assim as idéias em si podem transformar inúmeras coisas, como nós mesmo, as idéias elas além de tudo já citado intervém também em nossas relações, pois todas as idéias vivem em sociedade.

O bloco quatro vem retratar justamente sobre a ecologia de idéias, existe na sociedade em que vivemos um ecossistema de idéias, mas esse ecossistema de idéias só é favorável a população concernente se elas são reproduzidas e úteis para a mesma, portanto a evolução está nas mãos da relação entre as idéias e a população. Existe uma inteligência técnica, que corresponde ao mundo físico material, uma inteligência abstrata, que está ligada ao pensamento conceitual, são as matemáticas, as artes, a literatura e a inteligência emocional, que está ligada as relações entre os seres humanos, essas inteligências correspondem aos três pólos da significação. Para entendermos inteligência coletiva é necessário entender que ela se desenvolve nessas três dimensões da inteligência.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com