TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A capacidade de gerenciar de forma automática e dinâmica o rebanho.

Artigo: A capacidade de gerenciar de forma automática e dinâmica o rebanho.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  Artigo  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

Obviamente, o planejamento inicial é a base para a implantação e desenvolvimento da engorda em confinamento. No planejamento inicial é importante que sejam considerados aspectos relativos à infra-estrutura (instalações, energia elétrica, fonte de água, estradas) mercado (tipo e preço de animais a serem comprados e vendidos), mão-de-obra (peões de campo, assessoria ou consultoria técnica específica), meio ambiente (localização de áreas de plantio, direção dos ventos, presença de córregos ou vilas próximos etc.) e atividades essenciais (preparo de culturas forrageiras, conservação de forragem, aquisição de alimentos, suplementos, animais, medicamentos etc.) (GUIMARÃES CARDOSO, 1996).

Estudadas as várias alternativas possíveis e suas melhores combinações, é definido o plano de ação a ser implementado. Contudo, o acompanhamento e controle constante da atividade é essencial para o progresso do empreendimento. O acompanhamento implica na observação diária do andamento da atividade (comportamento dos animais, dos horários e quantidade de alimentos fornecidos, do desempenho e habilidades da mão-de-obra, do funcionamento de máquinas e implementos etc.).

O controle, além da parte derivada do acompanhamento, deve incluir anotações e registros próprios de custos e receitas (aquisição de animais, alimentos e medicamentos, de fretes, de mão-de-obra, preparo de áreas e colheita de forragens, venda dos animais, de esterco etc.) e de informações procedência e peso vivo inicial dos animais; início e término do período de engorda; tratos sanitários feitos, frigorífico comprador etc.). O acompanhamento deve prover informações suficientes para indicar e embasar necessidades de ajuste no transcorrer de um período de engorda.

O controle servirá de base para a avaliação do negócio ou do plano escolhido como um todo, de forma a permitir seu aprimoramento ou indicar modificações para as engordas seguintes. Só será possível progresso no empreendimento se a gerência do processo for tão eficaz quanto as atividades intermediárias, como escolha do animal e balanceamento de rações, por exemplo (GUIMARÃES CARDOSO, 1996).

Atualmente os processos de análise de engorda do gado em confinamentos de corte não são bem definidos e utilizam, muitas vezes, métodos visuais para a estimativa de peso dos animais. Dificilmente é possível analisar em detalhe os ganhos financeiros de um confinamento a qualquer instante, assim como não é possível acompanhar a taxa de engorda dos bovinos com uma frequência alta, de forma que a produtividade dos confinamentos é difícil de ser analisada ou encontrada (Vieira et al 2010).

Atualmente, o processo de engorda do gado é feito sem uma monitoração efetiva do rebanho. Devido ao grande número de cabeças em um rebanho não é possível identificar a taxa de engorda de uma unidade específica. Nem mesmo analisar a relação entre a quantidade em massa de ração gasta e o ganho em massa no rebanho em um determinado período de interesse (Vieira et al 2010).

Ferramentas existentes

Na gestão de um confinamento existem várias ferramentas disponíveis, desde um simples caderno e lápis muitas vezes utilizados em sistemas agropecuários familiar, o Microsoft Excel tendo cada usuário utilizando e elaborando um controle de acordo com suas necessidades, até os softwares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com