TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito e gestão de interesses

Resenha: Conflito e gestão de interesses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Em toda nossa historia, há relatos de pessoas que exercem em maior ou menor grupo o papel de condutor, difundindo saberes, hábitos, credos, religiões e costumes, organizando as sociedades. O papel da liderança é fundamental para que as instituições continuem existindo, desde o menor núcleo - a família, até grandes corporações e nações.

Vivemos a "era do conhecimento", possuímos máquinas que processam milhares de informações por segundo, e esses conhecimentos estão disponíveis em conjunto com os modelos de gestão inteligente.

Finalmente as empresas perceberam que o ambiente organizacional e seus colaboradores são os maiores responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Assim, a fim de se manterem competitivas, as empresas procuram criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores.

Atualmente os líderes devem atuar cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.

Através destas características, o líder consegue obter melhores resultados da sua equipe, pois desce do pedestal no qual naturalmente é colocado pelos membros da equipe e se colocar no meio de todos, falando a mesma língua.

A administração de conflitos e de interesses é um dos grandes desafios do líder, pois, pode atrapalhar o desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para vencer esse desafio, o líder deve ter sensibilidade para lidar com pessoas e fazer a abordagem pessoal da forma menos traumática para o liderado, sem perder a confiança ou desmotivar o colaborador.

O sucesso do líder ocorre quando este consegue transmitir os objetivos e os valores da organização, e quando traz resultados consistentes e duradouros para ambos. Os líderes e as organizações devem sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e, se nos atentarmos para as características do líder veremos que todas dizem respeito ao relacionamento e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem entender claramente o que é liderança, e alinhar a hierarquia com a sua estrutura organizacional.

De acordo com Wagner Siqueira, a liderança precisa ser flexível e ter capacidade de adaptar-se á turbulência das crises de forma rápida e serena, mantendo confiança na capacidade de obter resultados positivos.

Como parceiro empresarial, o líder deve ser o agente da mudança que conhece e enfrenta a realidade da organização, identificando as competências da sua equipe e oportunidades que surgem, tanto dentro da organização como no nicho de atuação da empresa.

Fonte de Pesquisa:

<http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=hjj37v35w> 21/11/2014 às 21h23min

<https://revistapanorama360.wordpress.com/gestao-empresarial/lideranca-e-gestao-de-pessoas/lideranca-nas-organizacoes-contemporaneas-o-papel-do-lider-do-futuro-nas-corporacoes/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com