TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforme Scheunemann , "a Documentação é Um Instrumento Indispensável Para O Trabalho Do Assistente Social

Exames: Conforme Scheunemann , "a Documentação é Um Instrumento Indispensável Para O Trabalho Do Assistente Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  754 Visualizações

Conforme Scheunemann, “a documentação é um instrumento indispensável para o trabalho do assistente social, pois recolhe, difunde e gesta informações sociais. Os objetivos da documentação são garantir a qualidade da intervenção e dos instrumentos profissionais, além de memorizar informações”.A partir desta consideração:

a) Destaque dois documentos citados pelo autor e descreva suas características e finalidades.

b) Realize em no máximo 8 linhas uma reflexão sobre a importância da documentação no processo de trabalho do assistente social e sua utilização .

Orientações:

ESTUDO SOCIAL- Processo metodológico de especificidade do assistente social, é um instrumento indispensável para o conhecimento da realidade a ser investigada, tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.

PERÍCIA SOCIAL- trata-se de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, judicial. É realizada por meio de avaliação, exame ou vistoria e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer, para sua construção o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, com finalidades relacionadas a avaliações e julgamento.

A documentação é um instrumento fundamental para a obtenção, caracterização e a qualificação das ações profissionais, contribui para dar visibilidade e continuidade ao trabalho do Assistente Social, delimitar especificidades de intervenção, registrar a história do usuário na instituição, bem como a história da própria instituição, planejar estratégias, priorizar novas ações, avaliar planos, programas e projetos já existentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com