TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto térmico

Casos: Conforto térmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 9

O CONFORTO AMBIENTAL NA CIDADE DE PALMAS-TO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DA POPULAÇÃO

*

RESUMO

O conforto térmico está diretamente relacionado com o custo e qualidade de vida da população, as populações de baixa renda são afetadas diretamente pelo desconforto ambiental por não ter condições de planejar a residência ou até mesmo de comprar e manter um ar condicionado. O desconforto térmico pode ser ocasionado por baixas ou elevadas temperaturas, ou seja, para proporcionar o conforto térmico deve-se manter a temperatura no padrão agradável a cada um. Acredita-se que o conforto térmico influencia diretamente na saúde física e psicológica da população, além de influenciar também na motivação dos estudantes e trabalhadores. O presente trabalho tem por objetivo trazer alternativas para melhoria do conforto térmico na cidade de Palmas-TO, que possuiu o clima tropical de altitude com duas estações bem definidas, seca e chuvosa, e conhecida por manter elevadas temperaturas durante todo o ano. Dentre as alternativas sugeridas podemos citar a massa térmica, ventilação natural, planejamento do projeto de arquitetura, utilização de sacadas, varandas, toldos, películas refletivas, além do plantio de árvores de grande porte. O trabalho conclui que o conforto térmico deve ser levado em consideração ainda durante a fase de projeto das construções, pois ele é de extrema importância na vida da população.

Palavras-chave: Conforto térmico. Conforto ambiental. Qualidade de vida. Palmas.

INTRODUÇÃO

O conforto térmico está diretamente relacionado com o custo e qualidade de vida, entende-se que uma pessoa advinda de conforto térmico terá uma produção no serviço muito mais satisfatória, sabendo que não só o conforto térmico no local do trabalho influencia, mas também o conforto térmico na residência que é o local de descanso do trabalhador. Muitas vezes a busca pelo conforto térmico traz um aumento significativo no gasto de energia elétrica, pois utiliza-se de alternativas artificiais como o ar condicionado, grande vilão nos rombos das contas de energia da população.

No decorrer deste artigo trataremos de alternativas na busca de melhorar a qualidade e vida dos cidadãos reduzindo o gasto com energia elétrica, trazendo alternativas para os moradores Palmenses, sobrevindos de uma cidade com elevadas temperaturas. Segundo Adriana Dias (2009) o clima de Palmas-TO se enquadra no tropical de altitude, tendo duas estações bem definidas, seca e chuvosa, com temperaturas mensais superiores a 25º C podendo chegar à temperatura máxima de 41º C no período da seca.

Dentre as alternativas para redução da temperatura será citado a utilização da massa térmica, pois quanto maior a camada das paredes melhor o isolamento dos ambientes internos. A parte de planejamento da arquitetura tem extrema importância para melhor dimensionar janelas, localização dos ambientes da casa, obter a ventilação adequada e impedir a radiação solar direta, utilizar artifícios como sacadas e varandas é de grande valia. Destaca-se ainda os artifícios que podem ser implantados após a construção já levantada, dentre eles temos a implantação de toldos, colocação de películas refletivas, cortinas, dentre outras. Deve-se ressaltar a extrema importância das áreas verdes, o plantio de arvores de grande porte ao redor das residências pode reduz a temperatura interna, além de trazer uma sensação de conforto térmico maior ainda.

A escolha desse assunto deve-se a tentativa de melhorar a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores palmenses, pois sabe-se que dentre desvantagens da capital sempre destaca-se as altas temperatura e o que isto influencia no cotidiano da população. Outra intenção desse artigo é trazer alternativas para a população de baixa renda que não tem condições financeiras de obter e manter equipamentos como ar condicionado.

1 BREVE HISTÓRICO DA CIDADE E DO CLIMA

Após a separação do estado de Goiás e criação do estado do Tocantins foi necessário escolher uma capital para o estado, por motivos geográficos e políticos foi decidido que esta capital seria nova. Ana Beatriz Velasques afirma em artigo “A ‘Ultima Capital Planejada do Seculo XX’: o projeto de Palmas e sua condição moderna” que Palmas foi projetada por um escritório de arquitetura de Goiânia, conforme diz Velasques o escritório “Definiu, como parâmetros prévios da futura cidade um horizonte populacional de 300 mil habitantes, podendo abrigar até 1,5 milhão de habitantes. Desse modo, a área urbanizável compreendia um total de 100 Km², contida em uma área de expansão duas vezes maior.” (VELASQUES, p. 11)

Velasques diz ainda que após a fase de planejamento Palmas nasceu em 20 de maio de 1989, quando foi fundada a pedra fundamental no município de Taquarussu, pelo governador Siqueira Campos. Durante a implantação da cidade foi observado a existência de ventos predominantes da direção leste-oeste minimizando assim as elevadas temperatura da região.

Em 2001 foi concluída a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães o que provocou a inundação de uma vasta área formando um lago, que influenciou diretamente no clima da região tornando-o mais quente e úmido. Adriana Dias (2009) afirma que o clima da região se enquadra no tropical de altitude, tendo duas estações bem definidas, seca e chuvosa, com temperaturas mensais superiores a 25º podendo chegar à temperatura máxima de 41º no período da seca. A autora afirma ainda que o clima é influenciado pela continentalidade, por se localizar no centro do continente e isso causa a elevação da temperatura e aumento da amplitude térmica.

Adriana Dias (2009) assegura que “são raras as penetrações de massas de ar frio” (p.75) e quanto à precipitação a cidade possui um período úmido, de chuvas, que ocorre de novembro a abril e o período de seca de fevereiro a março. No período chuvoso a umidade relativa do ar gira em torno de 80% e na seca em torno de 50% afirma Dias.

2 A INFLUÊNCIA DO CONFORTO AMBIENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

O conforto ambiental das edificações influencia diretamente na saúde física e psicológica dos moradores, ele pode ser subdividido em conforto térmico, visual, acústico e ergonômico, conforme afirmam os autores Nogueira, Durante e Nogueira (2005). O conforto térmico pode afetar diretamente a vida dos estudantes e dos trabalhadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com