TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conforto Acústico

Artigos Científicos: Conforto Acústico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução.

A audição é a base da comunicação humana, possibilitando compartilhar com nossos semelhantes uma troca por intermédio de códigos que chamamos de linguagem. Nossa audição capta sons a todo instante, mesmo quando estamos dormindo, de todas as direções e de grandes distâncias, fornecendo-nos informações sobre a localização e a distância em que se encontra a fonte sonora, constituindo assim, um mecanismo de defesa e alerta extremamente importante para nossa segurança.

Definições básicas.

* Som é a energia transmitidas por ondas de pressão no ar ou outros meios , sendo a causa da sensação auditiva.

* Ruído é o fenômeno acústico que produz uma sensação audível desagradável , sendo a causa de doenças nervosas psicoses.

● Propriedades importantes:

* Intensidade (I): pressão provocada e uma determinada superfície.

* Freqüência (f): é o numero de vibrações por segundo (Hertz).

* Comprimento de onda (λ): parâmetro de grandeza (λ=c/f).

● Nível de pressão sonora (NPS).

*O ouvido humano responda a uma larga faixa de intensidade acústica (20 a 20000 Hz).

*Mas não é sensível a valores absolutos de pressão sonora (não escutamos em dobro quando se tem duas fontes sonoras).

*Porem, o ouvido é sensível ao logaritmo de pressão sonora.

*Limiar de audibilidade – pressão baixa da qual o ouvido não acusa a recepção de um som (0,00002 N/m² = 2mgf/cm²).

*Decibel (dB)- é o logaritmo da relação entre a pressão do som de interesse e o linear de audibilidade.

* 1 dB é a menor variação que o ouvido humano pode receber.

Alguns exemplos;

0 dB- limiar de audibilidade.

15 dB- sussurro.

20 dB- tic –tac do relógio.

50 dB- rua tranqüila.

60 dB- conversação normal.

80 dB- inicio da faixa de insalubre.

100 dB- sensação de dor.

140 dB- limite Maximo suportado pelo ouvido humano.

Nível de conforto recomendados pala NBR 10152:

Quarto de dormir -20 a 30 dB.

Sala de aula -42 dB.

Enfermaria -40 dB.

Áreas industriais -85 dB.

Tratamentos Acústicos.

Isolamento acústico, capacidade de certos materiais de impedir que a onda sonora passe de um recinto para outro.Normalmente são utilizados materiais pesados exemplo; concreto,jumbo e vidro.

Absorção acústica, trata do fenômeno minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente, alem de diminuir os níveis de pressão sonora no ambiente , melhora-se a inteligibilidade. Normalmente são utilizados materiais leves , fibrosos ou de poros abertos exemplos; espumas de poliéster de células abertas , fibras cerâmicas e de vidros,tecidos e carpetes.

Isolamento de ruídos aéreos, paredes de alvenaria isola 45dB,parede dupla com câmara de ar isola 55 dB.janelas de vidros duplos de espessuras diferentes mais câmara de ar 8 a 13 cm. Portas rechear com materiais acústicos absorvente ou isolante,usar dobradiças especiais embutidas uma porta comum isola 18 dB, já uma porta tratada isola 40 dB.

Isolamento de ruídos de impacto, piso de borrachas,tapetes de forro,lajes flutuantes.

Revestimento termo-acústico para paredes, composto por um painel rígido de Lã de vidro de alta densidade, (25 mm), colado a uma placa de gesso acartonado ,(10 mm), Aplicação, residências ,industrias e comercial.

Revestimento contínuo de parede.

Revestimento com parede auto- portante e colchão de ar 30 mm.

Revestimento termo- acústico para tetos/foros suspensos com uma superfície fechada, Parede divisória até nível do forro; chapa do forro contínua. (Para RLwR ≥ 55 dB é necessária junta separadora na chapa).

Chapa única ≥ 12,5mm ,Chapa dupla ≥ 2 x 12,5mm.

O comportamento acústico real do ambiente construído não pode ser avaliado pela determinação dos índices de redução acústica dos materiais/produtos/ componentes. Somente uma avaliação global do ambiente é que pode fornecer dados confiáveis. Aqueles que basearam suas avaliações somente nos índices de redução acústica da parede divisória entre ambientes ficarão negativamente surpresos. O roteiro obrigatório, para uma avaliação responsável do comportamento acústico de um ambiente construído começa com a determinação dos índices dos flancos. A parede divisória entre os ambientes poderá então ter seus parâmetros determinados para se alcançar os objetivos de conforto acústico pretendidos.

Sensibilidade auditiva.

Estudos sobre a sensibilidade do aparelho auditivo humano demonstraram que as nossas impressões sonoras obedecem à lei de WEBER-FECHNER, segundo a qual a sensação auditiva é proporcional ao logaritmo da excitação nas freqüências médias. O aparelho auditivo humano não percebe sons de freqüências diferentes com a mesma sensibilidade. Também, para uma freqüência dada, a sensibilidade do aparelho auditivo humano varia com o nível sonoro (Nível de Pressão Acústica,Lp.) Afigura3apresenta as curvas de igual sensação sonora do aparelho auditivo humano, na qual a parte colorida corresponde à voz humana. É importante ressaltar que o ouvido humano é mais sensível e mais preciso na identificação de freqüências altas (médias e agudas). Nas freqüências baixas (graves), o ouvido humano é menos seletivo, o que explica a diferença de sensação auditiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com