TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Congresso Da Virada

Dissertações: Congresso Da Virada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.981 Visualizações

Página 1 de 2

Congresso da virada - 1979

A partir do final da década de 1970 e início da década de 1980, o Brasil vivia um processo sócio-político que exigia posicionamento político e afirmação clara de compromisso com relação aos interesses sociais em disputa. De um lado, os interesses das classes dominantes, representados e defendidos pelo Estado e suas instituições. De outro, os interesses dos trabalhadores e da maioria da população excluída. E os assistentes sociais tinham a função de mediar esses interesses contraditórios.

Foi exatamente essa realidade da profissão que começou a ser questionada pelos assistentes sociais no processo político que chegou com o fim da ditadura militar e a redemocratização do país.

A ruptura se deu com o “Congresso da Virada” em 1979, como resultado do acúmulo de forças que vinha sendo construído ao longo do processo de organização política da categoria e de preparação do III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais).

Esse Congresso foi um marco na história do Serviço Social no Brasil, a partir do qual o projeto profissional começou a ser repensado, não só pelas transformações na sociedade, mas também das contradições existentes na própria profissão que se confrontarem durante os debates realizados no Congresso.

Ao longo desse período esta classe de profissionais vêm se aprimorando de conhecimentos para o exercício profissional, avançando cada vez mais academicamente e em sua organização política assim como a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) , o conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal de Serviçon Social) e a ENESSO (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social), sempre com o compromisso de contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Conclusão

O congresso da virada foi um processo marcado por confrontos com as forças conservadoras e existentes no quadro profissional e da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, pelas divergências e contradições entre as próprias forças que se colocaram nos interesses dos classe trabalhadora.

Ao longo dos últimos trinta anos devemos ter consciência do significado histórico e político do “Congresso da Virada”. que a cada dia este marco adquire mais força e sentido para que estejamos sempre atentos às exigências da realidade e fiéis ao compromisso profissional de servirmos aos excluídos da sociedade e de contribuirmos na construção de uma sociedade justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com