TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Cientifico

Monografias: Conhecimento Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

CAMPUS TERESINA, PIRAJÁ

ENGENHARIA CIVIL BLOCO 01

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

TERESINA, 14 DE ABRIL DE 2014

LEONARDO DO NASCIMENTO QUEIROZ

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

TERESINA, 14 DE ABRIL DE 2014

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O conhecimento científico surgiu quando o homem não se conformou com sua relação com os fenômenos naturais e desejou fornecer um conhecimento “seguro”, explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.

Assim ele propôs um método crítico, sistemático e metódico. Que veio da necessidade de compreender a cadeia de relações para descobrir princípios explicativos. Não apenas a classificação ou organização caracterizam esse conhecimento e sim a classificação e organização baseadas em explicações, sob o foco de um critério orientador que proporciona e esclarece a compreensão da relação dos fatos e proporcionando a unicidade da visão de mundo. Por isso temos a investigação científica como construção e busca de um saber a partir do reconhecimento da ineficácia dos conhecimentos existentes.

O início da investigação científica dá-se: (a) ao identificar dúvidas; (b) reconhecer a escassez de esclarecimentos; (c) perceber as possíveis inconsistências e corrigi-las (d) oferecendo confiança, universalidade e segurança.

As soluções, no entanto precisam de uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, por meio da verificação do grau de logicidade e a qual ponto as afirmações concordam ou não de outras.

A objetividade do conhecimento científico se fundamenta por meio da possibilidade de poder ser testado, ou melhor, requer a possibilidade de testes experimentais e que a avaliação de seus resultados possa ser feita de forma intersubjetiva. Essas avaliações proporcionam condições mais confiáveis para a localização e correção dos possíveis erros.

Um conhecimento é chamado de científico ao seguir o método científico, um procedimento dotado de passos e rotinas específicas resultante da soma de três critérios: sintático, semântico e pragmático.

BIBLIOGRAFIA

Severino, Antônio Joaquim. 1941 -Metodologia Do Trabalho Científico / Antônio Joaquim Severino. – 23. ed. rev. e atualizada – São Paulo : Cortez, 2007.

Köche, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica : teoria da ciência e iniciação à pesquisa /

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com