TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjunto Habitacional Jardim Edite

Por:   •  26/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  1.212 Visualizações

Página 1 de 4

Conjunto Habitacional Jardim Edite

Ficha Técnica:

Escritórios: MMBB Arquitetos, H+F Arquitetos

Localização: Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini - Itaim Bibi, São Paulo - SP, Brasil

Arquitetos MMBB: Marta Moreira, Milton Braga e Fernando de Mello Franco

Arquitetos H+F: Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú

Área: 25714.0 m2

Ano do projeto: 2010

Implantação

O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava nesse que é um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo: o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, junto à ponte estaiada, novo cartão postal da cidade.

As pessoas cada vez mais vivem em cidades. Quando se faz habitação de baixa renda, no Brasil tem uma tendência de achar, que deve ser uma coisa mal feita, mal construída e distante. Mas estamos construindo não apenas habitação, mas também cidade. Esse projeto é completamente diferente daquilo que vem sendo feito na cidade em termo de habitação, para o público de baixa renda.

O Jardim Edite é um ensaio muito bacana de colocar a habitação social no meio das áreas de uso misto e ricas que São Paulo tem. O que os arquitetos queriam eram que a cidade não percebesse aquilo como uma exceção e sim como parte do panorama urbano.

Distribuição do Programa

Inicialmente era para ser construído um projeto para 500 famílias, mas fechou o projeto apenas para 252 famílias. Para atender a população de uma melhor forma possível. E também, colocar nos novos edifícios apenas os moradores da antiga favela, sendo que não havia 500 famílias.

O Jardim Edite é constituído por três edifícios de 17 pavimentos, térreo + 16, que são os edifícios com elevadores. E duas lâminas que são térreo mais cinco pavimentos. Sendo que nas lâminas o último pavimento é um duplex. Embaixo das lâminas você vai ter uma UBS, um Restaurante Escola e uma Creche, o que quer dizer que integra muito a população local.

Fachadas

Essa arquitetura tem um tratamento, principalmente nas fachadas, bastante gráfico. Sem recursos muito caros, foi feito sombras marcadas, fachas, circulação com janelas de grade, cria uma textura bastante forte. E isso se apresenta como uma espécie de matriz coletiva do conjunto capaz de disciplinar sem esconder a vida de cada um que está lá dentro.

Constrói um saliência na fachada, que potencialmente é um armário dentro do apartamento. São saliências de cinquenta centímetros que criam a condição de um armário de profundidade de 60 cm dentro da casa, ela já cria uma proteção necessária para os cachilhos.

Todas as unidades tem dupla orientação e tem ventilação cruzada. Que estão ligada à circulação horizontal que é fundamental.Sendo projetada uma construção que fosse muito fácil de manter. Uma vez construída, bastante resistente. Concreto moldado em loco, estrutura e fechamentos, todos moldados em alvenaria revestida.

As unidades tem uma boa relação com a cidade, elas nunca abrem para um patio fechado, prédio muito próximo. Onde todos tem uma vista muito ampla, uma possibilidade de vista, ventilação e isolação nunca prejudicado pelos vizinhos. Além disso, tem a ventilação cruzada, que é muito importante num clima como o nosso. Deixando a casa, muito mais saudável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com