TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESGATE HISTÓRICO DO CONJUNTO HABITACIONAL ANITA GARIBALDI LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  4.227 Palavras (17 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 17

RESGATE HISTÓRICO DO CONJUNTO HABITACIONAL ANITA GARIBALDI LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS (1970/2015)1

Simone Becker de Souza2

Emanuelle ClasenOlivo3

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade resgatar a história do Conjunto Habitacional Anita Garibaldi através de recordações, lembranças e imagens da população residente no local, com o intuito de reviver e transcrever experiências já vividas, bem como de registrá-las. O Conjunto Habitacional Anita Garibaldi após ser loteado ficou conhecido pelos moradores por Cohab I, pelo fato de ser o primeiro conjunto habitacional construído na cidade de Curitibanos/SC. Apesar de não possuir documentos da implantação do projeto Cohab em Curitibanos, pode-se garantir, com base nos depoimentos da população, que o bairro foi criado através deste projeto. Ao entrevistar os moradores pode-se verificar a evolução do bairro até os dias atuais. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi relatar a história do bairro através de pesquisas e entrevistas, para que a mesma seja eternizada, beneficiando as novas gerações, quando estas tiverem a curiosidade de conhecer as lembranças, as lutas e as conquistas dos moradores.

Palavras-Chave: História, Lembranças, Moradores.

ABSTRACT: This study aims to rescue the history of the Housing Complex Anita Garibaldi through remembrances, memories and images of the population living on the place, in order to relive and transcribe experiences already lived, as well as record Them. After being allotted, The Housing Complex Anita Garibaldi became known by the locals the Cohab I, because it was the first housing project built in the city of Curitibanos / SC. Despite of not having documents of the implementation of the project Cohab in Curitibanos, what can be Ensured, based on the testimony of the population, is that the neighborhood was created through this project. When interviewing dwellers what can be noted is the evolution of the neighborhood to the present day. Thus, the aim of this study was to report the history of the neighborhood through surveys and interviews, for it to be eternalized, benefiting future generations. When they have the curiosity to know more about the memories, struggles and achievements of the residents.

Keywords: History, Memories, Residents.

introdução

A memória é a faculdade psíquica através da qual se consegue relembrar do passado. A palavra também permite referir-se à lembrança que se tem de algo que já tenha ocorrido de determinado assunto. Este é o objetivo deste trabalho, resgatar as memórias dos moradores do Conjunto Habitacional Anita Garibaldi, através das lembranças que eles guardam sobre a vida em comunidade. O Conjunto Habitacional Anita Garibaldi, surgiu através do projeto habitacional implantado na cidade de Curitibanos, que beneficiou vários moradores com a casa própria, motivo pelo qual os moradores conhecem o bairro por Cohab I, por ser a primeira implantada no município.

O Projeto Cohabs foi criado em meados da década de 70, pelo Poder Público em conjunto como o banco BNH o qual financiava residências para os moradores que preenchiam todos os requisitos exigidos, o projeto tinha uma única finalidade proporcionar um lar para as pessoas que ainda não possuíam sua casa própria.

O intuito desde trabalho foi entrevistar moradores do bairro para resgatar fatos importantes através de fotos, filmagens, histórias, relatos e lembranças que fizeram parte do bairro e que jamais serão apagadas de suas memórias. Após captar estas informações, será realizado o registro em site para que as novas gerações venham a conhecer o lugar onde elas residem, as histórias, os fatos importantes, a evolução, as lutas e principalmente as conquistas que levaram o bairro a ser como é hoje.

Para desenvolver este trabalho foi necessário realizar um estudo de caso, através de entrevistas com personalidades importantes para a construção do bairro que residem no local desde sua criação e também com algumas pessoas que apesar de não residirem no bairro atualmente, fizeram parte da história e do desenvolvimento e guardam em sua memória lembranças do tempo em que residiram no conjunto habitacional Anita Garibaldi.

O Conjunto Habitacional foi construído nas décadas dos anos 70, atualmente reúne mais de oitocentos e quinze moradores, divididos entre os moradores que residem desde sua criação e, alguns mais recentes, mas que de alguma maneira contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do bairro.

Todo bairro possui seu ponto de partida, uma história, um sonho e não existe melhor maneira de contar suas histórias, do que através das pessoas que vivenciaram o surgimento destes bairros, e os conhecem bem.

O objetivo geral do presente trabalho é regatar a história do Conjunto habitacional Anita Garibaldi através de seus moradores. Tem como objetivos específicos, identificar a visão e o grau de satisfação que a população do Conjunto Habitacional possui em residir no local; apresentar mudanças consideráveis ocorridas no decorrer dos anos; identificar o nível de atenção dos serviços públicos e comunitários, como escolas e postos de saúde.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para melhor compreensão do presente artigo será explicado o que foi o projeto Cohabs e como foi a aquisição destas residências pelos moradores, através de depoimentos e lembranças dos mesmos. Para a efetivação desde objetivo foram realizadas duas etapas principais de resgate histórico. A primeira foi o trabalho de campo com a realização de entrevistas com os moradores e a segunda foi o estudo histórico e bibliográfico. Num primeiro momento, foi elaborado um roteiro de entrevista com perguntas direcionadas para se conhecer a realidade e as evoluções do bairro no decorrer dos anos, a fim de entender o ponto de vista dos moradores. O estudo bibliográfico esta direcionado a resgatar a criação do conjunto habitacional através das leis que o instituíram. O trabalho trata especificamente, do resgate histórico através das lembranças da população e imagens cedidas pelos moradores do Conjunto Habitacional. Para a análise da criação do Conjunto Habitacional foi realizada uma pesquisa na internet em diversos sites, através de informações repassadas pela comunidade, coletando os dados disponíveis sobre o Conjunto Habitacional Anita Garibaldi. Também foram analisados dados obtidos através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Secretaria de Habitação do município de Curitibanos/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com