TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntos numéricos

Seminário: Conjuntos numéricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Seminário  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

“JOGANDO COM NÚMEROS INTEIROS”

OFICINA

EIXO TEMÁTICO I: NÚMEROS E OPERAÇÕES

Tema 1: Conjuntos numéricos.

Tópico 1: Conjunto dos números inteiros.

Objetivos:

 Exercitar a aplicação de operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

 Desenvolver habilidades de raciocínio.

 Reconhecer os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 6.

Pré-requisitos:

É necessário que o aluno já tenha aprendido a operar no conjunto dos números inteiros.

Descrição dos procedimentos:

1) Distribuir para cada dupla o texto contendo as regras do jogo, o tabuleiro, cartas de cores variadas contendo as operações que deverão ser resolvidas, um dado e os pinos.

2) Discutir soluções apresentadas pelos alunos e fazer os comentários pertinentes.

3) Após a realização do jogo, discutir com os alunos as questões formuladas no texto.

TEXTO:

“JOGANDO COM NÚMEROS INTEIROS”

Meta: Chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra CHEGADA.

Regras

1. A atividade seja realizada em dupla. Após definirem a ordem de quem iniciará a partida, o primeiro participante joga o dado e percorre a quantidade de casas correspondente ao valor retirado no dado. A cor da casa onde ele parou define a que nível de operação ele terá que resolver.

2. Então, sorteia entre as cartas da referida cor, a que ele terá que calcular. O parceiro de jogo confere os cálculos realizados, e se a resposta estiver correta, o jogador permanece nessa casa. Caso contrário, ele retorna para a posição anterior, que no caso seria o início. Desse modo, a vez passa ao segundo jogador que repetirá o mesmo procedimento.

3. Sempre que o aluno acerta, ele avança e descarta a operação que já foi realizada por ele e corrigida pelo colega. Todas as vezes que errar, o participante se mantém na posição em que estava na rodada anterior.

4. Vence o jogador que chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra CHEGADA.

Obs: Os três tipos de cartas diferem-se pelo grau de dificuldade.

Cartas amarelas – Nível I

Cartas Azuis – Nível II

Cartas rosa – Nível III

Questões propostas:

a) Que outras operações podem ser incluídas no tabuleiro, para aprenderem mais?

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com