TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência Negra

Monografias: Consciência Negra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Consciência Negra

Desde 2003 dia 20 de Novembro é Feriado apenas em 106 cidades nacionais. Mas comemora-se esta data desde o ano de 1971. Que homenageia o Zumbi dos Palmares que lutou e defendeu seu povo e sua comunidade contra a escravidão na época do Brasil Colonial.

QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES?

Zumbi foi um grande líder do Quilombo dos Palmares que ficava em Alagoas na região da Serra da Barriga. Quilombos dos Palmares era uma comunidade livre formada por mais de trinta mil escravos fugitivos das fazendas.

Zumbi nasceu no ano de 1655, em torno dos seus sete anos ele foi raptado pelos soldados e dado ao Padre Antônio Melo, Zumbi foi Batizado com o nome de Francisco, ele ajudava na missa e estudou Português e Latim.

Aos 15 anos de idade ele voltou para o Quilombo dos Palmares. Em 1675, aos vinte anos de idade houve um ataque dos soldados Portugueses contra os Quilombolas, Zumbi defendeu sua comunidade e mostrou ser um guerreiro e um organizador militar. Depois da sangrenta batalha os soldados Portugueses foram obrigados a ir para Recife.

Em 1678 o governador de Pernambuco Pedro de Almeida queria a submissão dos Quilombolas, mas nem todos aceitaram e Zumbi também não aceitou, pois não admitia que alguns escravos fossem libertos e outros ainda não. Então Zumbi tornou-se Líder durante quinze anos, vencendo várias batalhas, crescendo e fortalecendo sua comunidade.

Em 1694 houve uma intensa batalha dos soldados Portugueses contra os Quilombolas, infelizmente desta vez a sede dos quilombolas foi destruída e Zumbi teve que fugir, mas oi traído por um antigo companheiro e entregue as tropas bandeirantes.

No dia 20 de Novembro de 1695 ele foi degolado.

“....Infelizmente o preconceito no Brasil é uma coisa feita cotidianamente, no entanto, é mascarado, ás vezes a discriminação está menos nas palavras e mais no jeito de olhar, em atitudes, desconfiança....”.

“Apesar do foco deste dia ser o racismo contra afrodescendentes, pode ser visto também como o dia de todos os brasileiros que lutam por uma sociedade igualitária...”.

Bibliografia: Foi tirado do site <http://www.planalto.gov.br/seppir/20_novembro/apres.htm> e <http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2010/11/A-Consci%C3%AAncia-Negra-dentro-do-debate-da-Sustentabilidade.pdf> dia 14 de Setembro de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com