TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselho De Classe

Trabalho Escolar: Conselho De Classe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 3

CONSELHO DE CLASSE E SUA FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Acadêmicos

14/09/2014

Introdução

Conselho de Classe é uma reunião que avalia em diversos aspectos o processo da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, em referência a esse processo, a fim de avaliá-las coletivamente, mediante vários pontos de vista.

Assim como podemos ver o conselho de classe juntamente com a atuação do corpo docente, visa compreender e se relacionar com o desenvolvimento do conhecimento na instituição, para quando o necessário intervir com as medidas adequadas.

Neste trabalho,pretendemos estabelecer os principais objetivos do conselho de classe e do corpo docente na vida escolar.

Objetivos e Requisitos para se fazer um conselho de classe.

O Conselho de Classe traz á oportunidade de reunir os professores com o objetivo de fazer uma reflexão da aprendizagem dos alunos e o processo de ensino,favorecendo então para uma avaliação mais completa do trabalho docente e dando mais detalhamento dos estudantes desta instituição.

Trazendo assim oportunidades de modificações na dinâmica de ensino para poder trazer mais lucratividade no ensino da instituição,pois estaria adequando-as para melhor ensinar seus alunos, focando assim os que tendem a ter mais dificuldades no aprendizado.

É essencial que aja discussão coletiva para apontar quais alunos apresentam dificuldades no aprendizado,e em que aspectos este aluno demonstra tal dificuldade

Requisitos

Para haver contra-medidas para com os estudantes com dificuldades de aprendizado, os mesmos devem ser observados diariamente pelo corpo de professores que compõe a instituição de ensino para que todos tenham acesso as análises dos colegas para uma melhor intervenção.

É importante que a equipe docente faça um trabalho em cima desse aluno ou turma com problemas de aprendizagem,focando em projetos que tragam a participação,respeito com próximo e responsabilidade,assim ajudando-os na formação de caráter e da cidadania desses alunos.

Sempre importante lembrar que,cada aluno tem sua própria particularidade,pois são seres singulares com histórias e aprendizagens diferentes,mais sempre tentando elaborar a melhor abordagem para resolução do problema.

A equipe pedagógica deve ter em mente que o processo de avaliar possui, basicamente, três passos:

• Conhecer o nível de desempenho inicial do aluno (constatação da realidade);

• Analisar o progresso do aluno comparando seu nível inicial de desempenho com o nível atual, considerando o que é essencial e importante de ser aprendido e desenvolvido ao longo do processo educativo (qualificação da aprendizagem);

• Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.

Tendo sempre consciência que sua avaliação só pode ser válida pelo o que foi ensinado ao aluno o que importa é o seu progresso entre o inicio e o atual,esta é a chance de refletir para caso de uma modificação no seu projeto pois você está vendo o caminho que o aluno está tomando,assim também levando suas sugestões na mudança de ensino para serem debatidas nos conselhos que virão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com