TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequentemente, o desastre

Seminário: Consequentemente, o desastre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Tema? (Você responde com apenas uma palavra) (1,0)

Resp. Calamidade

2. Delimitação do tema? (Utilize no máximo 5 palavras para responder essa questão) (1,0)

Resp. Brasil, a sociedade subdesenvolvida.

3. Ideia-central? (2,0)

Resp. A alfabetização não se restringe às crianças que iniciam as atividades escolares, mas ao cidadão que se insere harmonicamente em grupos sociais amplos ou restritos porque possui as ferramentas necessárias para tal, ou seja, as habilidades de falar ler ou escrever e, de pensar e escolher, dentre outras. A verdadeira democracia tem de oferecer a todos esse direito.

4. Objetivo do autor? (2,0)

Resp. Além de alertar as autoridades quanto a calamidade na educação, a autora deixa claro no texto que investir na educação é o caminho para se criar mais oportunidades de trabalho e melhorar a distribuição de renda, além de melhorar a saúde. A autora conta que quanto mais bem informadas as pessoas forem, mais poderão entender, questionar e fazer suas escolhas estando conscientes, por isso é de suma importância que a família acompanhe a educação de seus filhos e os incentive a ler.

5. Resumo (apenas 1 parágrafo com aproximadamente 10 linhas) (2,0)

Resp. Ler, escrever, pensar, questionar são habilidades que dão dignidade ao cidadão, permitindo inserção equilibrada em seu meio, ser alfabetizado, isto é usar um instrumento de expressão completo, falado e escrito, dentro do seu nível de vida e do nível do seu grupo. O resultado negativo em relação a alfabetização/educação deve-se ao exagerado otimismo quanto as potencialidades do pais. Segundo a pesquisa do confiável IBGE, estamos num vergonhoso lugar entre os países da América Latina, no que diz respeito a alfabetização A única saída para tamanha calamidade está no maior interesse pelo que há de mais importante num país: a educação. E isso só vai começar quando lhe derem os maiores orçamentos. Assim se mudará o Brasil, o resto é conversa fiada. Se ao estado cabe nos ajudar a ser capazes de saber, entender, questionar e escolher nossa vida, é nas famílias, quando podem comprar livros, que tudo começa.

6. Escreva um parágrafo padrão com 3 partes (Introdução, desenvolvimento e conclusão), concordando ou discordando da autora Lya Luft. Seu parágrafo deverá ter entre 8 e 12 linhas e deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.

Resp. Para uma boa educação, é preciso considerar os aspectos culturais, sociais, econômicos e cognitivos do cidadão. É importante que essa educação ocorra em um ambiente propício, agradável, bem estruturado, com materiais e recursos que assegurem um bom desenvolvimento educacional, não se dispensando os profissionais da educação bem preparados e comprometidos com a educação, sendo também relevante o apoio dos pais ou responsáveis na educação das crianças. São autores como Lya Luft que não se voltam ao passado, lamentando as transformações verificadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com