TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação Da Energia: Lançamento Horizontal

Exames: Conservação Da Energia: Lançamento Horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍMEROS

Atualmente, pode-se dizer que a área de polímeros orgânicos é a que mais se desenvolve dentro da química orgânica. A todo instante surgem novos materiais poliméricos com aplicações cada vez mais surpreendentes, tais como os oleds (leds orgânicos), usados na fabricação de monitores flexíveis, e os polímeros eletroativos, que permitirão substituir músculos em um futuro breve.

Mas o que são polímeros?

Polímeros (poly: muitas; mero: parte) são substâncias cujas moléculas possuem elevada massa molecular (macromoléculas) e estas são formadas pela união (polimerização) de muitas moléculas menores (monômeros).

Existem uma variedade surpreendente de polímeros com as mais diversas aplicações no cotidiano. Desde nossas roupas, que podem ser de algodão (polímero natural) ou de alguma fibra sintética, passando pelos diversos tipos de plásticos, aos pneus e solados de borracha.

Os polímeros são compostos por macromoléculas, com grande tamanho e/ou massa molecular, constituídas pelas “n” repetições de moléculas menores: os monômeros.

Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:

a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).

b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).

c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.

Como os polímeros são formados:

 Polimerização

Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).

Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelite:

Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas.

Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e um surfactante (sabão ou detergente – para dissolver os monômeros, pois são hidrofóbicos).

O surfactante forma miscelas (que solubilizam os monômeros) na fase aquosa e, com a adição de algum iniciador de radicais livres (como o peróxido de benzoíla) que também migra para essas miscelas, a polimerização é iniciada.

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

Os polímeros podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com suas prioridades. As classificações a seguir são as mais importantes dentro do contexto.

Quanto à origem

• Polímeros naturais

São polímeros sintetizados por seres vivos. Dos diversos polímeros naturais, os principais são: celulose, amido, quitina, proteínas fibrosas, DNA, entre outros. Esses biopolímeros.

• Polímeros sintéticos

São polímeros obtidos industrialmente a partir de reações orgânicas de adição ou de condensação, utilizando moléculas simples (monômeros).

Utilização

Os polímeros estão presentes na vida de qualquer pessoa por serem de grande utilidade (doméstica ou industrial). Assim, podem-se apontar algumas das suas variadas aplicações:

• Produção de plásticos (poliestireno, PVC, Teflon);

• Produção de fibras sintéticas (Nylon, Poliéster, Dacron);

• Restauração de pneus;

• Isolantes elétricos (borrachas);

• Termoplásticos (fabricação de CD’s, garrafas PET, brinquedos, peças de automóveis);

Um dos grandes problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com