TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sociais - Fundamentos hist. Serv. social

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.903 Palavras (16 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 16

RELATORIO CIENTÍFICO

SERVIÇO SOCIAL

Relatório apresentado ao Curso de Serviço Social – 2ª série do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito de avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do serviço Social.

FormaSUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

2.1. Questões sociais surgidas a partir da Revolução Industrial...........................06

2.2. Serviço Social como profissão; algumas considerações..................................

2.3. Origem e importância do Serviço Social no Brasil.........................................

2.3.1 Processo de reconceituação do Serviço Social: reflexões....................

2.4. Serviço Social frente ás questões sociais do município de Senhor do Bonfim no Estado da Bahia.................................................................................................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................08

REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

FormaIDENTIFICAÇÃO

Nome das Cursistas:

Curso: Serviço Social

Semestre: 2ª

Ano: 2013

Inicio do Curso:

Término do Curso:

1. INTRODUÇÃO

O presente Relatório refere-se a estudos e pesquisas vivenciadas pelos/as discentes do 2ª série do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob o enfoque do Serviço Social e Assistência Social e seus fundamentos históricos e teórico-metodológicos.

Este trabalho de cunho acadêmico tem como objetivo um apanhado de reflexões sobre o surgimento do Serviço Social no mundo e no Brasil, bem como sobre como se deu o seu processo de reconceituação e quais as mudanças geradas na sociedade e contributos (questões de ajuda) do Serviço Social no enfrentamento dos problemas que afetam as minorias sociais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Questões Sociais surgidas a partir da Revolução Industrial.

Segundo estudos de vários pesquisadores da questão social:

A Revolução Industrial (convencionalmente de 1775-1875) foi sem dúvida o grande evento que proporcionou as mais variadas transformações tecnológicas, mudando o cenário social, foi também responsável por tirar o Capitalismo da fase mercantil e lhe garantir o que conhecemos por Capitalismo Industrial. [...] E então, no século XIX, os avanços do mercado atrelados as suas necessidades, precisou de uma forte demanda de mão-de-obra. Intensificou-se, portanto, a exploração sobre o trabalhador de maneira que “submetido ao controle e ao mando do dono do capital, o trabalhador sofria dupla violência: além de separado de sua força de trabalho, era reduzido à condição de mero acessório da máquina” (MARTINELLI, 2007, p. 40).

No inicio do século XX, a partir da Revolução Industrial várias questões sociais se sobressaíram, como bem elucida o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin ao focalizar problemas tais como: crise financeira, pobreza, miséria, desemprego em decorrência da substituição do homem pela máquina, exploração da mão de obra no manejo das máquinas; violência, dentre outros.

O filme “Tempos Modernos” do diretor Charles Chaplin, tendo o próprio autor como protagonista foi gerado na época do cinema mudo, em preto e branco, [...]. Retrata o filme um romance e uma crítica à dificuldade laboral e ao desemprego da década de 30, após a queda da Bolsa de Nova York, EUA (1929). Chaplin introduz no filme um operário de uma metalúrgica que era absurdamente explorado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com