TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideraçoes Finais PLT Cap. 12

Casos: Consideraçoes Finais PLT Cap. 12. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 12

Modelagem do trabalho

Desenho de cargos e tarefas.

Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa que ocupa uma posição de deveres e responsabilidade dentro de uma organização. O desenho de cargos pressupõe uma tarefa a ser executada e uma pessoa incumbida de executá-la

Abordagens ao desenho de cargos e tarefas:

O desenho dos cargos é a maneira pela qual se projetam e estruturam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e divisões. Existem três diferentes abordagens ao desenho de cargos e tarefas:

* Abordagem Clássica

* Abordagem Humanística

* Abordagem Contingencial

.Abordagem Clássica :Tem como objetivo reduzir o tempo gasto para execução da tarefa e reduzir o esforço do operário para lhe dar condições de aumentar sua eficiência. Além disso, utilizavam-se um sistema de incentivos salariais e prêmios de produção para quem ultrapassasse o tempo-padrão. No modelo clássico havia apenas uma separação: Planejamento (gerencia) e Execução (operários). O desenho dos cargos se baseava em “o que fazer” e não em “o que pensar”. O modelo clássico dá ênfase às tarefas.

.Abordagem Humanística ao desenho de cargos:O modelo humanístico constitui uma forte reação ao mecanismo do desenho clássico. Não é tratado como maquina ou robô, como no desenho clássico, mas como membro de um grupo social. Seu objetivo é motivar e incentivar as pessoas por meio das tarefas, e com isso, aumentar sua produtividade ou pelo menos mantê-la em níveis elevados. A abordagem humanística põe ênfase nas pessoas, ou seja, busca realização pessoal na medida do possível, mas peca por não modificar a essência da tarefa e das condições intrínsecas sob as quais ela é executada.

.Abordagem contingencial ao desenho de cargos:Esta abordagem é mais complexa e deve ter um enfoque sistêmico que enfatiza as relações entre as partes do sistema. Este sistema é composto de:

1- Entradas: Que é constituída de informações, recursos e matérias que possibilitam a operação do sistema.

2 - Operações: São os processos de transformação. É a execução das tarefas efetuadas pelo ocupante do cargo.

3 - Saídas: Corresponde ao resultado do trabalho executado.

4 - Retroação: Refere-se à monitoração e avaliação dos resultados é sua comparação com os padrões de desempenho esperados do sistema. E uma forma de dar um feed back ao ocupante do cargo para saber como esta se saindo em seu posto.

Especialização e enriquecimento de cargos:O enriquecimento do cargo ocorre na médida que cada pessoa desenvolve e aprende novas coisas,a empresa deve eliminar as tarefas mais simples do seu cargo e adicionar tarefas gradativamente mais complexas, acompanhando o seu desenvolvimento profissional.

1.Especialização: Relaciona-se ao grau de conhecimento e habilitação requerido pelo cargo.

2.Definição: Refere-se à determinação das responsabilidades e às atribuições do ocupante do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com